×

Cidades

1ª Gincana Violeta do Governo do Amazonas reúne idosos em competições diversas

Cerca de 1,5 mil integrantes do projeto EnvelheSer 60+ participaram da ação

1ª Gincana Violeta do Governo do Amazonas reúne idosos em competições diversas

A competição reuniu atividades de diversas modalidades (Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc)

Manaus (AM) – A manhã deste sábado (15) foi de muito foco, competitividade e diversão para os cerca de 1,5 mil idosos que participaram da 1ª Gincana Violeta, promovida pelo Governo do Amazonas. A competição reuniu atividades de diversas modalidades.

Organizada e executada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a gincana foi realizada na Vila Olímpica de Manaus, na zona oeste da capital, com 27 grupos do projeto EnvelheSer60+.

Publicidade

Dentre as modalidades estavam o dominó, dama, jogos de cartas e da memória, caminhada, chute livre, dança, arremesso de argolas, e exercícios de equilíbrio de baixo impacto. As modalidades foram divididas em três espaços, com auxílio integral dos servidores da Sejusc.

A aposentada Araci Pantoja, de 82 anos, competiu nas modalidades de equilíbrio. A atividade consistia em trocar bolas de lugar com o auxílio de varetas.

“Eu gostei porque ganhei, fui muito bem. Eu faço exercício com o meu grupo, quando estou em casa, já faço há muitos anos e mudou minha vida, faço de tudo”, afirmou a competidora, integrante do grupo Bom Viver.

Promoção de lazer

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, acompanhou as competições. Ela ressaltou que o Junho Violeta é voltado para o cuidado integral da pessoa idosa, e promover lazer é parte essencial do calendário.

“Essa é a 1ª Gincana Violeta promovida pelo Governo do Amazonas para a população idosa e tivemos a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer. O junho violeta não é só um mês de combate à violência contra a população idosa, mas também de promover bastante diversão para essa população que tanto precisa”, destacou a secretária.

As atividades iniciaram às 8h e seguiram até o meio-dia. Durante toda a gincana, equipes de socorristas, com médicos e enfermeiros estiveram de plantão para os atendimentos necessários.

*Com informações da assessoria