Manaus (AM) – Quase 3 toneladas de alimentos foram entregues, nesta sexta-feira (17/5), na sede da Defesa Civil do Estado do Amazonas, localizada na zona sul de Manaus, pelas Secretarias de Estado de Educação e Desporto Escolar e de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Os itens foram arrecadados nos pontos de doação dos dois órgãos. A ação faz parte da campanha “AM pelo RS”, criada pelo Governo do Amazonas em solidariedade às vítimas das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul (RS).
No total, foram mais de 2,8 toneladas de alimentos arrecadados pelas duas secretarias, além de 1,9 mil litros de água. A Secretaria de Educação arrecadou 1,4 tonelada de alimentos, com 1,4 mil litros de água. Já a SSP-AM arrecadou 1,5 tonelada de alimentos, com mais de 542 litros de água.
As doações poderão ser realizadas pela população em geral até este sábado (18), na Defesa Civil, e nos demais pontos disponibilizados pela campanha. Até esta sexta-feira (17/5), 40 toneladas de doações já tinham sido arrecadadas pelo Governo do Amazonas. Os itens serão enviados, a partir da próxima quarta-feira (22/5), para o Fundo Estadual de Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Além de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, café, leite e enlatados, a campanha também arrecada água de até dois litros.
“É uma ação coordenada, entre todas as secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Governo do Amazonas. Organizamos uma lista baseada nas principais necessidades do Rio Grande do Sul, somada a necessidade de melhor acomodação dos donativos, por parte do Amazonas”, destacou o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Adson Souza.
Secretaria de Educação
Além da comunidade escolar, as doações também puderam ser feitas pelo público em geral. A Secretaria de Educação disponibilizou 22 pontos de coleta, dos quais 21 eram em escolas estaduais, mais a sede da instituição. O Governo do Amazonas disponibilizou outros 15 pontos de coleta durante a campanha “AM pelo RS”.
“Encerramos hoje nossa participação na campanha do Governo do Amazonas em solidariedade às vítimas do Rio Grande do Sul. Estamos fazendo a arrecadação de todos os pontos de coleta, e encaminhando para a Defesa Civil, que dará continuidade ao processo de doação. Nós agradecemos à sensibilidade dos nossos alunos, das famílias, do corpo docente e de todos aqueles que contribuíram durante os últimos dias”, ressaltou a secretária executiva da Capital, da Secretaria de Educação, Edilene Pinheiro.
Entre as escolas estaduais que foram ponto de coleta de doações, um dos destaques foi a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, na zona sul de Manaus. Na unidade, foram arrecadados mais de 700 quilos de alimentos e 300 litros de água, com a união do corpo discente, docente e famílias.
“Os nossos professores desenvolveram com os alunos um processo de conscientização sobre o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. Foi uma linda mobilização”, compartilhou Luis Centurião, diretor da unidade de ensino.
Segurança e solidariedade
O secretário executivo da SSP-AM, coronel PM Anésio Paiva, agradeceu os servidores que contribuíram com o resultado da arrecadação e ressaltou a importância da ação de solidariedade.
“Essas doações são importantes para os cidadãos do Rio Grande do Sul. Nesses momentos difíceis a população amazonense é sempre muito solidária e a SSP-AM não poderia deixar de fazer a sua parte participando das ações de arrecadação. Ao longo dos últimos dias, nós conseguimos alimentos, rações para os animais e outros produtos que serão enviados ao estado”, disse o coronel.
A campanha foi mobilizada pela SSP-AM e contou com a participação de todos os setores e subsecretarias que compõem a instituição. Todos os alimentos e outros itens foram arrecadados em menos de uma semana.
*Com informações da assessoria