×

Amazonas

‘Recicla, Galera’ vai invadir Parintins com conscientização ambiental

Atividades da gincana começaram nesta segunda-feira (20). Jovens vão mobilizar cidade para reciclagem de resíduos

O lançamento da gincana ocorreu no Centro Multifuncional de Parintins (Foto: José Narbaes/Ipaam)

Parintins (AM) – Jovens voluntários unidos pela reciclagem deram início, nesta segunda-feira (20), à gincana “Recicla, Galera”, em Parintins. Os participantes vão cumprir desafios diários, no intuito de mobilizar moradores e visitantes para a reciclagem de resíduos na semana do Festival.

Publicidade

O lançamento da gincana ocorreu nesta tarde, no Centro Multifuncional de Parintins. A ação é fruto de uma parceria do Governo do Amazonas junto à Coca-Cola Brasil, para promover um Festival de Parintins mais limpo, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis.

Segundo a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, a gincana tem o intuito de engajar a sociedade civil na campanha “Recicla, Galera”, que inclui também a disputa de reciclagem entre as galeras, entre outras ações.

“Essa gincana tem o objetivo maior de criar um senso de pertencimento nesses jovens e em toda a cidade em torno dessa temática, assegurando que o que puder ser reciclado vá para as mãos dos catadores, e não para o aterro controlado do município, gerando benefício ambiental para toda a cidade e, também, gerando renda sustentável para esses colaboradores”, disse.

Unidos pelo meio ambiente

(Foto: José Narbaes/Ipaam)

Ao todo, três equipes, formadas por jovens de Parintins, estão participando voluntariamente da gincana: os “Recicleitons”, “Liga da Justiça” e “Acadêmicos Sustentáveis”. Cada uma vai cumprir missões diárias em prol do meio ambiente e da sensibilização de moradores e visitantes pela reciclagem.

A missão desta segunda-feira (20) foi fazer uma ilustração que identificasse o time e o que a equipe sonha para uma Parintins mais sustentável. Os “Recicleitons” levaram a melhor e saíram na frente.

Os times terão o apoio de dois supervisores da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Os desafios devem ser cumpridos até o final de cada dia.

Além do kit de participante e certificado, os jovens receberão prêmios surpresas, à medida que avançarem na gincana. A partir desta terça-feira (21/06), a gincana vai começar a invadir as ruas da cidade, com missões a serem cumpridas em áreas estratégicas, para mobilizar mais pessoas para a questão da reciclagem.

Recicla, Galera

A campanha vai atuar em quatro frentes distintas: educação ambiental, destinação de resíduos dos bumbás, fortalecimento dos catadores e estruturação da coleta seletiva em Parintins, com ações antes, durante e depois do festival.

A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia.

A ação também envolve a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Associação de Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin), e as associações folclóricas dos dois bois, Garantido e Caprichoso.

*Com informações da assessoria