
Momento em que Maurício Benzecry recebeu de João Arce a comenda em homenagem póstuma à sua mãe, Clarice Pazuello Benzecry – fotos: Divulgação/Edy Renner
A 13ª edição da Medalha Grandes Amazônidas, realizada pela Associação PanAmazônia na noite de quinta-feira (11), em Manaus, foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento a trajetórias que impactam diretamente o desenvolvimento da região. A cerimônia, que reuniu lideranças empresariais, culturais e sociais, integrou também as comemorações pelos 15 anos da entidade.
A edição especial levou o nome de Clarice Pazuello Benzecry (in memoriam), empresária e educadora que deixou forte legado no Amazonas e no Acre. O tributo foi recebido por seu filho Maurício Benzecry, em um dos momentos mais simbólicos da noite.
Outro ponto alto foi a participação internacional de Gwynne Shotwell, presidente e diretora operacional da SpaceX, que enviou um vídeo exclusivo para a cerimônia. Ela destacou o quanto é especial o reconhecimento concedido à Starlink, empresa do grupo, responsável por levar conectividade via satélite a comunidades e empresas isoladas da Amazônia. A solenidade também surpreendeu os homenageados com a exibição de depoimentos em vídeo de familiares, amigos e colegas, arrancando lágrimas e aplausos do público.

Agraciados
A pesquisadora Anne Benchimol, única mulher entre os agraciados, emocionou-se ao ver seu trabalho reconhecido: “Sinto-me privilegiada por ver reconhecida uma área que, embora não seja estritamente do mundo dos negócios, conecta-se diretamente à alma da nossa região”, declarou.
O empresário Humberto Carrilho, da Distribuidora Equador Energia, foi às lágrimas ao ver familiares em vídeo. Destacando a receptividade dos amazonenses, ele relembrou sua trajetória: “Nossa origem é pernambucana, mas aqui encontramos acolhimento. Hoje, somos uma grande família, com 350 colaboradores na região. As dificuldades logísticas da Amazônia se transformaram em oportunidades para inovar”, ressaltou.
Já o empresário Alexandre Lages, da Logic Pró Tecnologia, destacou o orgulho de empreender na região: “Como engenheiro e cofundador da empresa, junto com meu sócio, temos muito orgulho de levar conectividade através de fibra ótica e tecnologia de ponta para nosso estado e demais estados vizinhos da região Norte. Somos a tecnologia da floresta”, disse.
Todos os demais agraciados tiverem mementos de fala e aproveitar para externar sua gratidão pelo reconhecimento ao trabalho que desenvolvem em prol da prosperidade econômica e social da região. Entre eles, Afonso Lobo, Cristiano Paiva, Ricardo Pinheiro, Guto Pellúcio, Paulo Ricardo Alecrim e Natanel Yael, sendo estes representantes da juventude empreendedora da região, com visões que rompem fronteiras e elevam o nome da Amazônia no Brasil e no mundo.
Anfitrião da noite, o diretor executivo da PanAmazônia, Belisário Arce, agradeceu a presença dos convidados e reforçou o papel da entidade: “Esta é uma noite de celebração, mas também de inspiração. A cada ano, a medalha mostra que a Amazônia é feita de lideranças que ousam, inovam e acreditam na força do trabalho. Ao completar 15 anos, a PanAmazônia reafirma seu compromisso com a livre iniciativa e com a integração da nossa região, porque sabemos que o desenvolvimento se constrói em conjunto.”
A Medalha Grandes Amazônidas foi criada em 2010 e, desde então, já homenageou mais de cem personalidades e instituições que contribuíram para a prosperidade e a competitividade da Amazônia.







