×

Amazonas

Manaquiri terá Unidade Demonstrativa de Milho Verde do Idam

Em processo de implantação, o projeto visa promover boas práticas e tecnologias no cultivo de milho verde a agricultores familiares do município

Manaquiri terá Unidade Demonstrativa de Milho Verde do Idam

Unidade de Demonstração de Milho Verde (Foto: Divulgação/Idam)

Manaus (AM) – Com previsão para fevereiro de 2024, a Unidade Demonstrativa de Milho Verde do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Manaquiri (a 50 quilômetros de Manaus), na comunidade Rio Manaquirizinho, deve iniciar as atividades no município. A expectativa sobre o ‘start’ da operação coincide com o período de safra de milho na cidade, que, em 2022, produziu 85,7 mil mãos do cereal.

O projeto de instalação da unidade está a todo vapor no Idam, que tem somado forças com agricultores da comunidade do Rio Manaquirizinho para viabilizar a empreitada. “Essa é uma iniciativa que faz parte do Projeto Prioritário Milho e Feijão, cuja colheita está prevista para o final de fevereiro do próximo ano. Então, por meio da unidade demonstrativa, o objetivo do instituto é proporcionar capacitação aos agricultores familiares de Manaquiri, além do desenvolvimento do cultivo do milho verde e maior qualidade de vida às famílias da região”, ressaltou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Publicidade

Sobre a funcionalidade da unidade demonstrativa, a coordenadora do Projeto Prioritário do Milho Verde, Luziane Vitor, destaca que a proposta é utilizar a unidade para demonstrar práticas do cultivo do milho para o ecossistema de várzea, com variedades híbridas. “São agricultores que já cultivam milho, mas fazendo uso apenas do conhecimento empírico. A intenção do nosso trabalho é levar técnicas e tecnologias apropriadas para o cultivo no nosso contexto amazônico, com destaque às variedades híbridas e adubação química”, informou.

Entorno beneficiado

Embora seja implantada na comunidade Rio Manaquirizinho, a unidade deve beneficiar, também, as comunidades do entorno. Aos produtores da região, a unidade demonstrativa vai promover boas práticas voltadas à cultura do milho verde, como o preparo da área, demarcação, espaçamento, plantio, adubação, cobertura, capina e, por fim, a colheita.

Unidade de Observação do Feijão-Caupi

Simultaneamente à implantação da Unidade Demonstrativa de Milho Verde, o Idam também tem trabalhado para implantar uma Unidade de Observação de feijão-caupi, também no município de Manaquiri, na qual serão desenvolvidas técnicas de cultivo apropriadas para a cultura.

“Como se trata de uma Unidade de Observação, nossos objetivos, com este projeto, são diferentes. Nosso trabalho envolverá testar variedades de feijão-caupi para determinarmos as melhores práticas e tecnologias a serem utilizadas com este cultivo na região”, pontuou a gerente de Apoio à Produção Vegetal, Anecilene Buzaglo.

*Com informações da assessoria