
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Foto: Reprodução)
Manaus (AM) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que Amazônia não é o “pulmão do mundo”, mas sim o “coração e alma do planeta”. O democrata norte-americano ainda anunciou aporte ao Fundo Amazônia.
O discurso do líder americano ocorreu nesta tarde no Museu da Amazônia (Musa), localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. A visita do presidente norte-americano contou com forte esquema de segurança.
“Já foi dito diversas vezes que a Amazônia é o pulmão do mundo, mas, na minha visão, ela é o coração e a alma do mundo”, afirmou.
“A floresta nos une, nos inspira, nos deixa orgulhosos da herança dos nossos países. Ela é um olhar para o passado e para o futuro. Ela traz lições que são passadas de gerações a gerações”, completou Biden.
À imprensa, Biden apelou para a preservação da Floresta Amazônica para o bem da humanidade.
“Vamos preservar esse local sagrado para o nosso tempo e para sempre”, declarou o presidente dos EUA, Joe Biden.
Em sua curta viagem, o político é o primeiro chefe norte-americano em exercício a visitar a região da Amazônia. Biden afirmou que não é necessário escolher entre a economia e o clima.
“Hoje, tenho orgulho de estar aqui. O primeiro presidente em exercício dos Estados Unidos a visitar a floresta, comprometido a salvar as florestas. É possível fazer as duas coisas”, disse.
Na agenda, Biden anunciou que a Casa Branca se compromete a alocar mais 50 milhões de dólares (aproximadamente R$ 290 milhões) para o Fundo Amazônia. O mecanismo proposto pelo governo brasileiro representa a maior iniciativa de cooperação internacional para a conservação da floresta tropical, sendo financiado principalmente pela Noruega.
O Fundo Amazônia, criado em 1° de agosto de 2008 pelo Decreto n° 6.527, tem como seu principal objetivo a captação de recursos para projetos em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e uso sustentável no bioma amazônico.