×

Amazonas

Itacoatiara: Afya inaugura faculdade de Medicina e inicia 1ª turma

Calouros receberam jalecos em solenidade no Itpac Itacoatiara

Inauguração Itpac em Itacoatiara (Foto: Divulgação)

Itacoatiara (AM) – O Grupo Afya inaugurou sua primeira faculdade de Medicina no Amazonas, na tarde desta segunda-feira (1º), na cidade de Itacoatiara. Na solenidade, os calouros da primeira turma do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) de Itacoatiara receberam os jalecos, ato que marca o início da nova jornada.

Publicidade

A inauguração da primeira faculdade de Medicina de Itacoatiara contou com a presença de autoridades locais, diretores da Afya, calouros da primeira turma e seus familiares, além de outros convidados e atrações culturais.

O diretor regional do Grupo Afya, Joaquim José da Cunha Jr., informou que a primeira turma conta com 50 alunos. Segundo ele, a estrutura da unidade tem capacidade para aumentar esse número de vagas.

“A inauguração do Itpac Itacoatiara cria na gente uma expectativa para, daqui a alguns anos, estar aqui de volta, numa solenidade agora de colação de grau, onde a gente vai entregar aqui para Itacoatiara, para o Amazonas, para a Região Norte do Brasil, a primeira turma de médicos formados aqui no interior do Amazonas”, disse.

(Foto: Mayane Batista)

Na recepção aos calouros, a diretora do Itpac Itacoatiara, Helen Oliveira, destacou que a faculdade de Itacoatiara vai atuar junto aos serviços de saúde e à comunidade.

“A Afya chega com essa infraestrutura para dar apoio aos serviços de saúde. Os nossos médicos que saírem formados já vão atender a essa demanda que o município necessita. Para além disso, tem toda a responsabilidade com a infraestrutura de saúde do município, com a qualificação dos profissionais de saúde da cidade, com investimentos em equipamentos, e geração de emprego e renda no município”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), Jorge Akel, que discursou no evento, deixou orientações aos futuros médicos. “Como alunos de Medicina, vocês precisam estar preparados. Depois desses seis anos de curso, provavelmente, alguns de vocês vão fazer suas especializações, vão precisar se capacitar mais. Agora, lembrem-se sempre de atender o paciente com humanidade, ética e dando sempre o melhor de vocês”, recomendou.

Primeira turma

(Foto: Mayane Batista)

Inicialmente, o Itpac Itacoatiara vai ofertar 50 vagas anuais. Natural de Itacoatiara, Manoela Sofia Farias Coutinho está entre os 50 alunos da primeira turma. Ela planeja ingressar na graduação desde o início do ensino médio.

“Antes, eu estudava para fazer o curso de Medicina em Manaus, nossa capital. Com a chegada do Itpac Itacoatiara, estou tendo a oportunidade de fazer o curso de Medicina aqui na minha cidade e está sendo uma experiência maravilhosa. Já tivemos a nossa primeira aula. Fomos muito bem acolhidos, tanto os alunos da nossa terra quanto os que vieram de fora. Estou super ansiosa, pronta para começar a estudar”, disse.

As inscrições para o vestibular começam neste mês de agosto. As provas da unidade de Itacoatiara serão aplicadas no dia 29 de outubro.

Outras informações podem ser obtidas pelo número do Itpac Itacoatiara: (92) 3199-9193.

Manacapuru inaugura faculdade nesta quarta-feira

(Foto: Mayane Batista)

Com a abertura das atividades no Itpac Itacoatiara, o grupo se prepara para inaugurar sua segunda faculdade no estado, o Itpac Manacapuru. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (3), das 14h30 às 18h.

Líder em graduação em Medicina no país, a Afya chega ao Amazonas após concorrer e vencer dois editais do Mais Médicos, programa do governo federal. As obras das faculdades de Manacapuru e Itacoatiara começaram em 2018 e foram concluídas em 2020. No ano seguinte, com as estruturas já instaladas, as unidades receberam a visita do Ministério da Educação (MEC), que aprovou os cursos de Medicina no início de 2022.

*Com informações da assessoria