×

Amazonas

Governo do Amazonas participa do 2º dia da Feira de Agronegócios

Técnicos da Sepror realizaram palestra sobre Manejo de Lagos e oficina de Iniciação de Pesca Esportiva

1ª Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa (Foto: Divulgação/Sepror)

Iranduba (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas unidades vinculadas, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) , participou  do segundo dia de evento da 1ª Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, localizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

Publicidade

O secretário da pasta, Petrucio Magalhães, também visitou o Sítio São José, uma propriedade próxima à Feira, para conhecer a produção de fruticultura desenvolvida no local e verificar, também, os serviços que estão sendo feitos para a melhoria do ramal de acesso à propriedade. A recuperação do ramal é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), com o programa de Recuperação de Rodovias.

O proprietário do sítio, Alcimar Duarte, mais conhecido como “Macaco”, afirmou que há mais de 40 anos os produtores do ramal tinham a promessa de recuperação do mesmo, e que a iniciativa do governador Wilson Lima em recuperar os ramais dos municípios do estado é muito importante para que o pequeno produtor se sinta confiante em plantar, com a certeza que terá como vender seus produtos na cidade, pois antes do programa do governo, era impossível entrar e sair carro do ramal devido a sua precariedade.

“Nós temos a promessa há 40 anos de outros governos e nenhum fez nada, veio o governo atual e fez a recuperação. Com isso, o ramal melhorou o escoamento das produções e, agora, tanto os carros pequenos como os grandes podem entrar para buscar os produtos do pequeno produtor, assim como valoriza as propriedades dentro do ramal. Com isso, o preço das frutas para o comércio melhorou muito, dando dignidade ao comércio do pequeno produtor”, afirmou o proprietário.

O Sítio São José possui uma extensa plantação de frutas que conta com a tecnologia para a produção de calcário, adubo, tem máquinas que fazem a manutenção do plantio e por isso, a produção é de boa qualidade. Todo esse investimento se dá devido a possibilidade de sair com a produção de dentro do ramal.

Para o secretário Petrucio, essas vicinais recuperadas são fruto de um planejamento do Agro Amazonas, que busca olhar para o interior do estado de forma diferenciada.

“É importante diversificar essa matriz econômica no estado, e o Sítio São José é um exemplo disso, já que produz 2,5 toneladas de mamão por semana. Antes da recuperação do ramal era um sofrimento fazer esse produto chegar até a capital e agora com a obra do Governo do Estado, de pavimentação dos ramais, por meio da Seinfra, ele está podendo fazer o transporte do seu produto com mais rapidez, menos prejuízo e, acima de tudo, fazendo uso da tecnologia para melhoria do cultivo dessas fruticulturas, produzindo alimentos no Amazonas com sustentabilidade e melhorando a vida das pessoas que moram aqui no ramal”, afirmou o secretário.

Capacitação – O segundo dia de programação da Feira, continuou com técnicos da Sepror atuando em dois momentos. A palestra sobre Manejo de Lagos na Ilha da Paciência, no município de Manacapuru, ministrada pelo técnico João Bosco Silva para uma plateia de pescadores artesanais e empresas interessadas na área de piscicultura.

“O manejo dos ambientes aquáticos naquela área de Acordo de Pesca é uma das experiências de maior êxito da gestão participativa dos recursos pesqueiros no Amazonas”, disse João Bosco, na palestra que aconteceu no auditório da área da feira.

Em outro local da Fazenda Santa Rosa, o engenheiro de Pesca da Sepror, Flávio Ruben, reuniu com um grupo de pessoas interessadas na oficina de Iniciação de Pesca Esportiva, quando receberam instruções com relação ao material utilizado, tipos de isca, tipos de linhas de pesca e formas de lançamento de anzol com diversos modelos de varas de pesca. A atividade aconteceu em um viveiro de barragem.

*Com informações da assessoria