×

Amazonas

Governo do AM realiza Ação de Cidadania no município de Itacoatiara

Serviços executados pela Sejusc ocorreram neste sábado (25)

Ação faz parte de uma iniciativa do governador Wilson Lima para levar cidadania ao interior do Amazonas. (Foto: Divulgação/Eduardo Santos-Sejusc)

Itacoatiara (AM) – A assistente social Gemille Fernandes, 34, foi uma das primeiras atendidas na Ação de Cidadania promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) neste sábado (25), na Escola Municipal Jamel Amed, localizada no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

Com a 1ª via do Registro Geral (RG) do filho, Antônio Fernandes, de um ano e três meses, em mãos, ela conseguiu dar entrada na Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

(Foto: Divulgação/Sejusc)

“Meu filho foi diagnosticado com autismo e eu precisava desse documento para solicitar a carteira dele. Já dei entrada e vamos esperar ficar pronto, mas com certeza esse benefício vai nos ajudar muito”, disse.

Além desses serviços, a ação da Sejusc, realizada em parceria com a Prefeitura de Itacoatiara, também contou com emissão de Registro Civil de Nascimento (RCN), solicitações do Passe Legal e Carteira de Identificação para Pessoa com Deficiência (CiPcD), orientação sobre o projeto Idoso Empreendedor, além de cortes de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destaca que a ação faz parte de uma iniciativa do governador Wilson Lima para levar cidadania ao interior do Amazonas.

“Semana passada estivemos em Rio Preto da Eva, agora estamos em Itacoatiara. A Sejusc sempre estará disposta a levar todos os serviços oferecidos por nós na capital aos municípios do interior. Nossa missão enquanto Governo é garantir os direitos da população com eficácia”, disse a gestora.

Conversa – Na noite de sexta-feira (24), o secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Emerson Lima, dialogou com psicólogos, assistentes sociais, diretores de escolas, conselheiros tutelares e representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do município para tratar sobre melhorias no atendimento a crianças e adolescentes.

O secretário Emerson ouviu as demandas dos gestores e se comprometeu em disponibilizar a estrutura da pasta para levar capacitação ao município, a fim de oferecer melhores condições no tratamento a esses públicos.

*Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page