×

AmazonasCidades

Governo do AM proíbe serviços não essenciais a partir do dia 26

Decreto vale até 10 de janeiro e considera aumento de casos de Covid-19 no estado. Somente serviços essenciais poderão funcionar

Governador Wilson Lima (Foto: Diário Manauara/Arquivo)

Manaus – O Governo do Amazonas anunciou que eventos e serviços não essenciais estão proibidos em todo o estado a partir de sábado (26). A determinação vale até o dia 10 de janeiro e considera aumento de casos e internações de Covid-19.

Publicidade

Até esta terça-feira (22), mais de 5,1 mil pessoas morreram com a Covid-19 no Amazonas, e mais de 193 mil foram infectadas. O número de pessoas internadas, atualmente, passa de 500.

De acordo com o governo, a partir de sábado, o comércio e estabelecimentos não essenciais deverão funcionar apenas por drive-thru e delivery, até 21h – assim como atividades nos shoppings. Eventos, reuniões comemorativas, casamentos e formaturas neste fim de ano estão proibidos.

Os hotéis poderão atender ao público, mas os restaurantes desses estabelecimentos devem atender apenas os hóspedes.Espaços públicos do estado também voltarão a ser fechados.

Conforme o governo, feiras e mercados poderão funcionar, mas os horários ainda devem ser estabelecidos, e o serviço intermunicipal será mantido, mas com intensificação das fiscalizações. As atividades da indústria também estão autorizadas a funcionar.

O governador Wilson Lima afirmou que os eventos clandestinos de fim de ano devem ser fechados, e os equipamentos de som e iluminação, assim como bebidas, devem ser recolhidos pela polícia.

“O aumento [casos de Covid] tem relação com eventos que geram e geraram aglomerações. As eleições tiveram participação significativa nesse processo, e agora estamos colhendo os frutos disso. Também temos as festas clandestinas que têm acontecido com muita frequência em Manaus”, declarou Lima.

Rede hospiltar de Manaus está lotada

Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (23), o governador Wilson Lima afirmou foi constatado um aumento significativo de casos de Covid-19 no Amazonas, sobretudo a ocupação na rede pública de saúde. Segundo Lima, a rede privada de saúde também registrou alta nas internações – com 85% de ocupação.

O Hospital Delphina Aziz, referência no atendimento de casos de Covid, atualmente se encontra com 94% dos leitos clínicos ocupados, e 99% de ocupação nos leitos de UTI. O governador ressaltou que, nos últimos 35 dias, foram instalados 50 novos leitos de UTI na unidade, praticamente todos já estão ocupados.

“Os números indicam que os que são mais contaminados pelo vírus são pessoas entre 20 e 49 anos de idade, mas quem está morrendo mais são aqueles que têm acima de 60 anos de idade. E eles representam 73% dos mortos”, disse Lima.

O governador também criticou a Prefeitura de Manaus e afirmou que o órgão não fez ações efetivas de estabelecer medidas restritivas e recomendações.

*Fonte G1