×

Amazonas

Festival de Parintins 2024: PMAM reforçará unidade de policiamento turístico

Além do efetivo da unidade policial, outros policiais militares com fluência em línguas estrangeiras serão empregados na CPTur

Festival de Parintins 2024: PMAM reforçará unidade de policiamento turístico

No total, mais de 500 policiais militares atuarão no evento (Foto: Divulgação Arquivo/PMAM)

Manaus (AM) – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), reforçará o policiamento durante a 57ª edição do Festival de Parintins, que este ano acontece nos dias 28,29 e 30 de junho. No total, mais de 500 policiais militares atuarão no evento, incluindo policiais que possuem fluência em línguas estrangeiras, entre elas inglês e espanhol.

De acordo com o comandante da CPTur, capitão PM Thiago Mansano, entre a tropa que será enviada para o município, estará o efetivo da unidade policial especializada.

Publicidade

“Esse ano, Parintins ganhou repercussão nacional e internacional, devido à grande exposição na mídia e, nesse sentido, a CPTur irá fortalecer o seu efetivo. Também vamos ter policiamento motorizado, realizando patrulhamento em diferentes locais daquele município”, explicou o comandante da CPTur.

Com o objetivo de estabelecer comunicação direta e rápida com a população, a Companhia de Policiamento Turístico irá disponibilizar o disque-denúncia, por meio do número (92) 98842-1741.

“Poderá ser acionado por qualquer policial, ou qualquer cidadão, para que, dessa forma, os turistas se sintam acolhidos, protegidos e suprindo suas necessidades em eventuais ocorrências”, destacou o capitão PM Thiago Mansano.

Integração

O efetivo da unidade policial também reforçará o policiamento no Turistódromo, espaço do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), que recebe diversas atrações e ações direcionadas ao turista, conforme explica o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.

“O Turistódromo é um espaço para garantir atendimento e acesso aos serviços essenciais ao turista. E a integração com a Politur é indispensável, pois com os policiais bilíngues, conseguimos assegurar uma comunicação efetiva e proporcionar integralmente a segurança ao turista, que é o foco do Governo do Amazonas”.

Ano passado, o Turistódromo bateu recorde de público, atraindo 50 mil pessoas. Este ano, a expectativa é que o espaço turístico receba um número superior de pessoas e, em vista disso, o policiamento será reforçado.

Planejamento

No primeiro quadrimestre do ano, a PMAM realizou diversas reuniões de alinhamento para tratar sobre logística, além das operações e policiamento que serão implementados durante o 57º Festival de Parintins.

Na última semana de fevereiro, o chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, foi ao município de Parintins para iniciar os procedimentos operacionais de segurança que incluem estudo, planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades onde a corporação será empregada.

*Com informações da assessoria