Em busca de inovações tecnológicas que facilitem o acesso de aposentados e pensionistas a informações previdenciárias, a Fundação Amazonprev lançou, nesta quarta-feira (23/03), o aplicativo “Meu RPPS – Previdência na Palma da Mão”. O evento aconteceu no hall de atendimento da instituição de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Amazonas, no Centro, reunindo colaboradores e representantes de entidades de servidores inativos do estado.
A nova ferramenta integra o processo de ampliação da oferta de serviços previdenciários disponíveis em plataformas digitais e acessíveis a qualquer pessoa a partir de um aparelho celular. De forma rápida e prática, é possível obter informações já disponíveis no Portal do Segurado, como consulta cadastral, contracheque e Cédula C (Imposto de Renda). Outras informações podem ser enviadas por meio do Fale Conosco.
“Buscamos desmistificar a cultura de que o segurado tem que vir à instituição para emitir documentos simples, uma vez que eles podem ser acessados na comodidade de suas casas usando o seu próprio aparelho celular”, explica Andreza Souza, diretora-presidente da Amazonprev.
Andreza destaca ainda que o novo serviço vai alcançar inclusive os beneficiários residentes no interior do estado. “Muitos se deslocavam à capital para emitir um documento. Hoje, por meio eletrônico, é possível ter acesso a diversos serviços e até consultar a situação previdenciária do segurado”, completa a gestora.
Para o auditor fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), José Girão, o dispositivo agrega valores e facilidades aos inativos do Amazonas. “Muitos podem até não possuir computador para acessar os serviços previdenciários, mas, com certeza, todos têm um celular com internet de onde é possível visualizar as informações desejadas”, pondera.
Acesso rápido – Para acessar o aplicativo, os inativos devem usar os mesmos dados de login e senha já utilizados no Portal do Segurado da Amazonprev. Porém, para primeiro acesso, é necessário fazer o cadastro, informando o número do CPF, data de nascimento e e-mail.
Para quem perdeu os dados de acesso ao Portal, existe a opção de cadastrar nova senha. Uma mensagem é enviada ao e-mail cadastrado para confirmar a solicitação.
“Estamos alinhados a uma série de inovações que o Governo do Estado vem implementando na administração pública, que buscam descomplicar e desburocratizar o atendimento à população”, observa Andreza Souza.
*Com informações da Assessoria