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Amazonas

Amazonastur faz ação de sensibilização em estabelecimentos turísticos

Regularização no Cadastur e orientações de campanhas educativas acontecem até quarta-feira (22

Ações de visita de sensibilização e orientação em 64 estabelecimentos (Foto: Janailton Falcão/Amazonastur)

Manaus (AM) – Na semana em que acontece o 55º Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) iniciou a sensibilização e orientação em 64 estabelecimentos, com o propósito de promover o ordenamento dos prestadores de serviço turístico na ilha tupinambarana. As ações de visita vão se estender até quarta-feira (22).

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De acordo com a diretora de Desenvolvimento e Turismo (DTUR), Emmanuelle Pampolha, a Amazonastur atua na regularização do registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, além de sensibilizar em relação ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, proibição do uso de penas naturais em adereços e manuseio de animais.

A diretora do DTUR também destaca que a Amazonastur, mesmo durante a pandemia, atuou no município para promover o ordenamento turístico. “A gente sabe da dificuldade, que houve realmente um impacto muito grande com relação aos estabelecimentos, ao funcionamento durante a pandemia, mas há cerca de cinco meses a Amazonastur está intensificando essas atividades para que possamos capacitar também toda essa cadeia que faz o atendimento, o acolhimento ao turista para que ele seja recebido da melhor forma”, explicou.

A chefe do departamento de registro e sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós, ressalta a importância da regularização para o turismo local. “O Cadastur é um sistema que abrange meios de hospedagem, agências, locadoras de veículos, transportadoras, guias de turismo. Esse olhar de ordenamento, que nós já estamos aqui na ilha, é para fazer com que os turistas sintam que estão sendo bem acolhidos, que estão recebendo serviços de qualidade, serviços regularizados, serviços legalizados na ilha”, afirmou.

Visita

Alzira Serrazin (Foto: Janailton Falcão/Amazonastur)

Atuando há 27 anos no ramo como proprietária de um café e hospedagem, Alzira Serrazin atualizou o registro no Cadastur por mais dois anos, durante a ação da Amazonastur. “Essa visita é muito importante. Este ano eu vou ter uma uma quantidade mais ou menos de 30 pessoas, porque eles vêm e trazem outras pessoas para tomarem o café durante aqueles três dias. E eu graças a Deus me sinto muito feliz”, disse a proprietária da pousada.

Além da Amazonastur, as visitas aos estabelecimentos também contam com a parceria do Corpo de Bombeiros e Polícia Turística da Polícia Militar (Politur).

Campanhas

A Amazonastur, visando sensibilizar os prestadores de serviços turísticos, lançou a campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no estado do Amazonas. Para denunciar basta ligar para o Disque Direitos Humanos pelo número 100.

Para conscientizar em relação ao manuseio de animais, que é uma atividade ilegal, a Amazonastur também reforçou a campanha “Nunca toque, observe”, incentivando que a vida silvestre seja apenas apreciada em seu habitat natural e jamais para utilização em selfies ou para entretenimento turístico.

E para combater o desaparecimento de espécies e maus-tratos a animais, há a campanha contra o uso de penas de animais em artesanatos. Para denunciar maus tratos, basta ligar para (92) 98842-1553 do Batalhão Ambiental ou para a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo por meio do contato (92) 99962-2340.

*Com informações da assessoria