Manaus (AM) – O ex-governador Amazonino Mendes foi ovacionado ao chegar nesta terça-feira (16) na Arena da Amazônia para votar na eleição da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM). Quando se dirigia à sala de votação, Amazonino foi surpreendido com os advogados cantando “Parabéns pra você” – ele comemora hoje 82 anos. E ao final, o ex-governador foi saudado com o coro de “Amazonino, Amazonino, Amazonino”.
O ex-governador passou quase uma hora na arena da Amazônia atendendo pedidos de selfies dos advogados, prova de sua alta popularidade. Amazonino lidera com folga todas as pesquisas de opinião, com mais que o dobro das intenções de voto em relação ao segundo colocado.
Amazonino tem investido em postagens diárias em seu perfil nas redes sociais em que recorda ações de seus governos e busca transmitir vigor e juventude. Questionado sobre se a mudança é para evitar que o eleitor o considere “velho” para mais um mandato, Amazonino respondeu: “Não quero passar imagem nenhuma. A minha imagem é meu passado”.
Corrida para 2022
Amazonino Mendes começou a carreia política em 1983 indicado para o cargo de prefeito de Manaus por Gilberto Mestrinho. Foi governador do Amazonas em 3 mandatos; prefeito de Manaus também em 3 mandatos e senador da República.
Candidato a governador nas últimas eleições, em 2018, perdeu no segundo turno para Wilson Lima (PSC). Em 2020 voltou a ser derrotado em segundo turno, agora por David Almeida (Avante), para prefeito de Manaus.
Atualmente está sem partido, mas anunciou retorno ao DEM antes da decisão de fusão com o PSL para a criação do União Brasil, que ainda aguarda homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).