Os colombianos Carlos Alberto Rodriguez Ramirez, 41, e José Ermilson Pena Rivera, 47, foram presos, na quarta-feira (14), com 283 quilos de maconha, tipo ‘skunk’, avaliadas em R$ 1,5 milhões, em um sítio localizado no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. Além das drogas, foram apreendidos armas e dinheiro nos bairros Chapada e São Geraldo, na Zona Centro-Sul.
De acordo com o delegado Paulo Benelli, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a dupla foi presa dentro de um carro com um quilo de maconha após o recebimento de uma denúncia anônima. Questionados, os colombianos indicaram que outra parte da droga estava em um sítio, no Ramal Vovô Feliz, bairro Tarumã.
No local, os policiais civis com o apoio dos policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), apreenderam uma pistola ponto 45 (uso restrito das Forças Armadas, polícias Federal, Militar e Civil), com sete munições e dois carregadores e o restante das drogas enterradas no terreno. Já na casa de José Emilson, no bairro Chapada, policiais apreenderam a quantia de R$ 12.950 em dinheiro.
“Uma denúncia anônima, por telefone, informou que próximo a uma loja de materiais de construção, no bairro São Geraldo, haveria uma transação de tráfico de drogas. Imediatamente solicitamos apoio dos policiais militares da Rocam, que prenderam os colombianos com parte da droga”, explicou o delegado Paulo Benelli.
Durante o interrogatório, os colombianos informaram que há dois meses estava morando no Amazonas e negaram o envolvimento com o tráfico de drogas. A dupla foi autuada em flagrante, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Eles foram encaminhados para a audiência de custódia no Fórum Henoch Reis, na Zona Centro-Sul.