
A banda é aguardada não só pelos moradores do Educandos, mas por pessoas de diferentes bairros da zona Sul – foto: Jhonata Marques/Manauscult
A tradicional banda da Bhaixa da Hégua ganhará as ruas do bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, neste domingo (19) em sua 26ª edição com sua fama e irreverência registradas no carnaval de rua de Manaus. A festa será na Rua Inocêncio de Araújo, a partir das 16h.
O presidente da banda, Alcides Castro, conta que a Bhaixa da Hégua, que hoje arrasta mais de 30 mil foliões, surgiu no ano de 1991, durante o governo do presidente Fernando Collor, quando não haveria carnaval em Manaus. Na ocasião, um grupo de amigos se reuniu e criou a Banda Bhaixa da Hégua, hoje, uma das mais tradicionais da cidade.

A ‘hégua’ é o símbolo da banda – foto: Jhonata Marques/Manauscult
Um fato curioso, destaca o presidente, é que a “hégua”, símbolo da banda, é caracterizada como a então primeira-dama, Rosane Malta. Segundo Castro, os fundadores entraram em contato com a ex-primeira-dama solicitando autorização para que o boneco tivesse suas características, como forma de homenagem.
Popular
Chegando em sua 26ª edição, a banda é aguardada não só pelos moradores do Educandos, mas por pessoas de diferentes bairros da zona Sul. A expectativa do presidente é que o público deste ano seja maior. “Aguardamos mais de 30 mil pessoas. Serão quatro bandas tocando para o povo. Precisamos de alegria e na Banda da Bhaixa da Hégua é o que mais se tem”, afirma.
Para Alcides Castro, sua relação com a banda vai além da folia de carnaval. “Essa banda significa muito para mim, pois minha irmã que faleceu vítima de câncer foi rainha da banda três vezes e antes dela partir, pediu para que eu não deixasse a banda acabar. Então assumi esse compromisso e estou na presidência há 10 anos”, finaliza.
Tracionais
Além da Banda da Bhaixa da Hégua, neste fim de semana mais 13 bandas ocorrerão em diferentes pontos da cidade, entre elas as tradicionais Banda do Jaraqui, Difusora, Bica e Boulevard.
No sábado, a Banda do Jaraqui ocorrerá a partir das 12h. A Banda da Difusora, na avenida Eduardo Ribeiro, será a partir das 16h. Já no domingo, 19, será a vez da Banda do Boulevard agitar a cidade, a partir das 8h, no Boulevard Álvaro Maia, Zona Centro-Sul da capital
As bandas recebem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A relação completa das bandas e blocos de ruas está disponível no link http://bit.ly/carnavalderuamao.
Carnaval 2017 – Bandas e Blocos de Rua
Programação – De 17 a 19/02
Banda da Baby
17/02, às 16h
Rua Ajuricaba, 180 – Vila da Prata
5ª Banda do Coronel
17/02, às 12h
Rua Inocêncio de Araújo – Educandos
Banda Interativa Confraria do Colares
18/02, às 12h
Rua Alfredo, entre as ruas Pico das Águas e Santa Luzia – São Geraldo
Banda da Bica
18/02, às 14h
Rua 10 de Julho – Centro
Banda da Difusora
18/02, às 16h
Avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a Rua José Clemente – Centro
7º Bloco Carnavalesco As Poderosas
18/02, às 18h
Rua São Pedro – Crespo
Banda 13 de Maio
18/02, às 16h
Rua 13 de Maio – Colônia Oliveira Machado
Banda do Jaraqui
18/02, às 10h
Rua Jose Paranaguá (ao lado da Praça da Polícia) – Centro
Banda das Apertadas
18/02, às 17h
Rua Itaete, entre as ruas 05 e 01 – Amazonino Mendes I, Mutirão
Banda das Candinhas
18/02, às 16h
Rua Uirapuru – Coroado III
Banda do Boulevard
19/02, às 16h
Boulevard Álvaro Maia – Centro
Bhanda da Bhaixa da Hégua
19/02, às 12h
Rua Inocêncio de Araújo – Educandos
Bloco Carnavalesco Vermelho e Preto
19/02, às 14h
Av. Paranavai – Raiz
Bloco Amigos da Vitoria Régia
19/02, às 16h
Rua Vitória Régia – Mauazinho
Com informações da assessoria