
Governador Wilson Lima (Foto: Diego Peres / Secom)
Manaus (AM) – O governador Wilson Lima encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) mensagem governamental com veto total ao Projeto de Lei nº 118/20, que institui a Política Estadual de Combate à Corrupção, proposto pelo deputado Dermilson Chagas. O veto total do governador foi enviado à ALE-AM após o PL ter sido aprovado no plenário no dia 9 de junho.
Na última quarta-feira (11), o veto total foi mantido pela maioria dos parlamentares, tendo somente os votos contrários do autor da proposição e dos deputados Wilker Barreto, Roberto Cidade e Delegado Péricles.
Wilson Lima justificou o veto total alegando que se trata de um “erro de iniciativa” e que a proposição de tal matéria seria de prerrogativa do chefe do Executivo estadual e não do parlamento. Porém, Dermilson Chagas contra-argumentou que o Governo do Amazonas não tem interesse em implementar a Política Estadual de Combate à Corrupção porque a atual gestão está cometendo irregularidades graves em praticamente todas as pastas de Governo.
Evitando a culatra
A ação do governador é um claro desvio da oposição de futuros embargos na justiça, inclusive em seu governo que já coleciona escândalos.
“O Estado tem uma Corregedoria que não funciona e nós estamos vendo inúmeras denúncias diariamente. Quando propus esse projeto aqui foi para o Governo fiscalizar a si próprio, para fazer acompanhamentos de vários projetos e programas para evitar a corrupção, mas o Governo veta mostrando que não está preocupado em combater a corrupção”, declara Dermilson sobre a decisão do governador.