×

Cidades

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no bairro Dom Pedro

A obra segue em ritmo acelerado, na rua Pedro Teixeira, para que seja finalizada o mais rápido possível.

Obras na rede de drenagem (Foto: Osmar Neto / Seminf)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua na recuperação de uma rede de drenagem profunda de mais de dez metros de comprimento na rua Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital. O problema foi apontado pelo próprio vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, que determinou o início imediato das obras de recuperação.

Publicidade

“Assim que eu recebi a informação de que a pista cedeu nesse trecho, fiz questão de ir ao local com minha equipe técnica para verificar as causas do rompimento e para iniciarmos de maneira emergencial mais essa recuperação em redes de drenagem, o que já se tornou uma especialidade dos servidores da Seminf”, ressaltou o vice-prefeito, Marcos Rotta.

Nos primeiros sete meses de administração do prefeito David Almeida, a Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf, executou mais de 500 frentes de obras de drenagem profunda nos bairros da capital, superando os seis quilômetros de extensão de redes recuperadas, visando resolver os incidentes causados pelos rompimentos de tubulações antigas, devido ao grande número de construções irregulares e ligações clandestinas.

De acordo com Rotta, com as intensas chuvas dos últimos meses e a falta de manutenção nas redes de drenagem na cidade em vários pontos da capital, as estruturas não suportaram a pressão. “Para solucionar definitivamente esse problema, a gestão David Almeida vem investindo no uso de novas tecnologias e materiais mais adequados, como nas peças em concreto armado, mais resistentes a grandes volumes de águas, evitando, assim, os alagamentos com serviços de qualidade”, explicou.

A Seminf também intensificou a implantação e a restauração de quase 15 quilômetros de drenagem superficial nesses sete meses de administração, o que engloba meio-fio e sarjeta, além de 10,5 quilômetros de calçadas. Entre os locais que receberam melhorias, estão a rua João Valério, no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, que concentra intenso fluxo comercial e a avenida Torquato Tapajós, duas das vias mais movimentadas da cidade.