×

AmazonasCidades

Governo capacita 125 produtores em municípios do interior do estado

No período de 12 a 14 de julho, foram beneficiados com os cursos de capacitação, quatros municípios do estado do Amazonas, sendo Manaus, Apuí e Rio Preto da Eva.

Ministrados cinco cursos (Foto: Divulgação / Sepror)

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Programa de Formação Inicial e Continuada (Fic/Rural), coordenado pelo Departamento Pedagógico (Depe/Sepror), profissionalizou 125 produtores rurais, no período de 12 a 14 de julho, em quatros municípios do estado do Amazonas, sendo Manaus, Apuí e Rio Preto da Eva.

Publicidade

Foram ministrados cinco cursos para o homem do campo, sendo eles: Requisitos Mínimos para Implantação de Agroindústrias, Procedimentos Básicos para Licenciamento Ambiental, Importância de Regularização Ambiental para Obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Introdução à Pesca Esportiva, e Manejo da Produção.

A capacitação de produtores rurais faz parte da programação da tabela de cursos do Programa Agro Amazonas e Plano Safra 2021/2022, coordenada pelo Sepror, em parceria com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Capacitação para agricultores (Foto: Divulgação / Sepror)

Um dos professores do curso de Manejo de Produção, o engenheiro de pesca da Sepror, Thiago Vieira, destacou a importância da capacitação. “Com esse curso, o produtor rural recebe qualificação com técnicas de manejo de forma sustentável e de forma garantida, para que ele possa gerar um produto de qualidade e também trabalhar de maneira responsável e mais técnica”, declarou Tiago Vieira.

As capacitações técnicas irão fomentar o setor primário com produtores cada vez mais qualificados profissionalmente, capazes de promover uma produção mais segura, dentro das normas técnicas exigidas pelo mercado de trabalho.

Programa Agro Amazonas e Plano Safra 2021/2022 (Foto: Divulgação / Sepror)

“Poder ter um curso como esse de manejo, voltado para a piscicultura, nos traz um conhecimento maior e mais técnico. Assim como nos possibilita ter um melhor desempenho e qualidade, para que o nosso produto, que é nossa fonte de renda, seja mais sustentável e rentável”, disse o piscicultor Daniel Xavier, da comunidade Francisca Mendes.

Introdução à Pesca Esportiva – O curso de “Introdução à Pesca Esportiva” iniciou na terça-feira (13) e se encerrou nesta sexta-feira (16), com o intuito de capacitar o produtor e fomentar mais ainda o setor primário.