Rajasthan (IN) – Ao menos 18 pessoas morreram após uma tempestade com raios atingir vários pontos do estado de Rajasthan, no noroeste da Índia, no último domingo (11). Entre as vítimas, estavam 11 turistas que visitavam o forte Amer e sete crianças que moravam na região.
O incidente envolvendo turistas ocorreu quando um grupo que visitava o forte se abrigou embaixo de uma torre para fugir da chuva que atingia a área. Um raio atingiu a torre, que desmoronou e deixou as pessoas soterradas. Como o abrigo ficava localizado em uma espécie de colina, um “desfiladeiro” foi formado com o desmoronamento e outras pessoas caíram do local, também morrendo. As equipes de resgate realizaram buscas por mais de 12 horas e conseguiram retirar todos os corpos do local.
Além dos mortos, mais 11 pessoas foram resgatadas e passam bem. De acordo com as autoridades, mais de 20 pessoas também ficaram feridas em outros incidentes envolvendo relâmpagos.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, usou o Twitter para lamentar o ocorrido e dizer que está dando suporte às vítimas. “A situação em Himachal Pradesh devido às fortes chuvas está sendo monitorada de perto. As autoridades estão trabalhando com o governo do Estado. Todo o suporte possível está sendo estendido. Oro pela segurança das pessoas nas áreas afetadas”, escreveu.