
Ação de Vacinação na Unip (Foto: Valdo Leão / Semcom)
Manaus (AM) – A partir desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Manaus começa a imunizar contra a Covid-19, gestantes e puérperas – mães com até 45 dias de pós-parto-. Inicialmente serão vacinadas conforme que terão alguma das comorbidades anteriores no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Elas recebem a vacina da Pfizer / Biontech, apenas no posto de vacinação que funciona no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte.
Uma secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que nesse primeiro momento uma coordenação da campanha em Manaus teve que estabelecer essa prioridade, porque o quantitativo de doses recebidas até agora, cerca de cinco mil, não é o suficiente para uma população de grávidas e puérperas existentes na cidade.
“Nossa estimativa aponta que deve haver mais de 33 mil grávidas e puérperas na cidade e deste total, ao menos 4,2 mil das gestantes são de alto risco. Sensível a essa situação, o prefeito David Almeida orientou que esse grupo fosse o primeiro a ser atendido. Assim que recebermos mais doses, ampliaremos a imunização para todos os outros ”, assegurou.
Só receba a vacina como gestantes e puérperas cadastradas no Imuniza Manaus e com agendamento feito pelo sistema. A medida de visto garantir a prioridade para as mulheres que, por apresentarem doenças preexistentes, têm maior risco de hospitalização e morte, se infectadas pelo novo coronavírus.
Como ainda não realizado o cadastro deve acessar o link , escolher a opção “Cadastro de Cidadão”, inserir os dados, informar no item “Categoria” se é gestante ou puérpera e, na opção “Grupo”, se tem ou não comorbidade . O agendamento será feito eletronicamente e para saber quando se vacinar, basta acessar no sistema, no dia seguinte, a opção “Consultar 1ª dose”.
Para ser vacinada, a mulher que se enquadra nas condições exigidas, deve apresentar no posto de vacinação, além do documento de identificação com foto (original) e CPF, a caderneta de acompanhamento da gestante / pré-natal ou laudo médico que ateste a gravidez . No caso das puérperas é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.
A vacina utilizada para a fase inicial de imunização das gestantes e puérperas será a Pfizer / Biontech, que já está armazenada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em ambiente climatizado nas condições de temperatura determinadas pelo fabricante. O município também já está normalizado com os diluentes e como ser necessário ao preparo e aplicação do imunizante.
De acordo como o Ministério da Saúde, evidências científicas e dados epidemiológicos disponíveis no momento mostrar que a gestação e o puerpério são fatores de risco quando associados à Covid-19, podendo levar à hospitalização e ao óbito, além de favorecer o parto e o abortamento.
* Com informações da assessoria