×

Polícia

Funcionários públicos são alvos de operação da Deccor em Manaus

Eles utilizam da condição de servidores do órgão público para obter vantagem indevida e conseguir dinheiro dos empresários.

José Renato Guedes de Matos, 47, sendo conduzido para a Deccor (Foto: Divulgação)

Manaus/AM – Dois funcionários públicos tiveram a prisão decreta na manhã desta quarta-feira (3), durante operação “Iscariotes” da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor). José Renato Guedes de Matos, 47, e o filho dele, José Renato Ferreira de Matos, 23, estavam sendo investigados por repassar informações sigilosas a empresários.

Publicidade

Segundo informações do delegado Guilherme Torres, titular da Deccor, pai e filho atuavam na Central Integrada de Fiscalização (CIF) e repassavam informações a empresários que trabalhavam com eventos na capital sobre operações policiais.

Com o fornecimento das fiscalizações da CIF, os empreendedores conseguiam burlar as vistorias contra as medidas sanitárias nas casas noturnas, bares e festas clandestinas. Em um dos negócios, José Renato (pai) chega a pedir R$ 2 mil. 

Ainda segundo Torres, a dupla utiliza da condição de servidor para obter vantagem indevida e conseguir dinheiro dos empresários. A polícia tomou conhecimento após vazamentos de áudios de propina.

José Renato (pai) foi preso na rua Arthur Reis, no bairro São Jorge, na Zona oeste de Manaus. O filho dele segue foragido. A dupla irá responder pelos crimes violação de sigilo funcional e corrupção passiva e peculato. 

Ouça os áudios das negociações dos suspeitos: