×

Polícia

Bando do ‘Zé Roberto da Compensa’ é preso com drogas e armas

Um dos presos, segundo a polícia, é "braço direito" de "Zé Roberto". "Thiago Zureta" participou do massacre no Compaj em 2017

O bando foi preso durante operação da DEHS – (Foto: Diário Manauara

Manaus – A operação “Sicário”, deflagrada pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), nesta quinta-feira (30), prendeu seis criminosos ligados ao narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa”, preso em uma unidade de segurança máxima.São eles: Vinícius Ferreira dos Santos, de 20 anos; Williams Soares dos Santos, de 24 anos; Thiago Fernandes Farias, de 28 anos, conhecido como “Zureta”; Wallace de Lima, de 24 anos; Marcus Pereira Marques, de 20 anos, e Rafael da Silva Marcolino, de 29 anos. Todos, segundo a polícia, são membros da facção criminosa Família do Norte (FDN).

“Thiago Zureta” é apontado pela polícia como braço direito de “Zé Roberto da Compensa”, um dos fundadores da FDN. Durante a coletiva de imprensa, “Thiago Zureta” fez referências à facção “Aqui é FDN Zé”, disse.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, três operações estão sendo realizadas pelas polícias Civil e Militar, no conjunto Viver Melhor, na Zona Norte, em Presidente Figueiredo. Em Manaus, a ação é feita pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Armamento apreendido com os criminosos – (Foto: Diário Manauara)

“Essa operação deflagrada pela DEHS foi brilhante com a prisão de seis pessoas e apreensão de armas, munições e drogas. Todos estão envolvidos em mais de dez homicídios nos bairros da Zona Leste de Manaus. As operações são oriundas de investigações diárias. Aquelas pessoas que aparecem em vídeos compartilhados nas redes sociais também foram presas em outra operação”, informou.

Grupo é ligado a homicídios 

O delegado Paulo Martins, titular da DEHS, disse que o grupo criminoso é evolvido em diversos crimes com requintes de crueldade na capital amazonense.

“O nosso trabalho de investigação é identificar os homicidas e tirar todos de circulação, inclusive aqueles que estão na cadeia, que insiste em mandar matar. Não vamos parar até que todos sejam indiciados pelos crimes. Um dos braços direito do líder dessa facção criminosa está voltando para a cadeia”, explicou.

Delegado Paulo Martins, titular da DEHS – (Foto: Diário Manauara)

“Thiago Zureta” ordenou mais de 10 execuções 

Conforme o delegado Charles Araújo, adjunto da DEHS, “Thiago Zureta”, é líder do bando e responsável por ordenar mais de dez assassinatos, todos relacionados com o tráfico de drogas, ao longo de três anos. Ele é um dos que participou do massacre no dia 1° de janeiro de 2017, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), e estava foragido.

“Todas as mortes estão relacionadas pela disputa de pontos de venda de drogas no bairro São José. Foi ele que ordenou para que Vinícius, seu pistoleiro, executasse David da Costa Ribeiro. Esse crime ocorreu no dia 5 de maio deste ano, na rua 21, no bairro São José. Essa já é quarta operação da DEHS para demonstrar a população que as polícias Civil e Militar estão nas ruas para prender criminosos”, esclareceu.

Material apreendido

Com os criminosos, foram apreendidos oito armas de fogo, sendo cinco revólveres, duas pistolas e uma submetralhadora, aproximadamente cem munições, porções de maconha e cocaína, além de pinos para embalo das drogas. Dois veículos, utilizados para a prática de homicídios na capital, também foram apreendidos.

Armas e munições de grosso calibre – (Foto: Diário Manauara)

Os seis homens irão responder na Justiça pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

“Matéria mentirosa”

Durante a coletiva, Bonates classificou a matéria publicada pela Folha de São Paulo como reportagem mentirosa. A matéria cita o secretário sendo alvo de investigações da Polícia Federal (PF).

“Isso é fato político que estão tentando atingir o governo que está trabalhando em prol da população”, declarou.

Leia mais: 

Preso membro da FDN acusado nas mortes de 56 detentos no Compaj

Gerente do tráfico da FDN é executado a tiros de fuzil dentro de carro, em Fortaleza

Rocam prende oito membros da FDN com armas de grosso calibre e munições

You cannot copy content of this page