
Policiamento foi reforçado nas áreas comerciais e com maior fluxo de pessoas no período de compras para as festas de final de ano (Foto: Divulgação/PM)
Com o policiamento reforçado nas áreas comerciais e com maior fluxo de pessoas no período de compras para as festas de final de ano, não foram registrados nenhum roubo a comércio pela polícia, apenas alguns furtos em estabelecimentos comerciais no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
Os homicídios e lesões corporais que tanto preocupavam a população coariense e policiais caíram vertiginosamente, sendo registrado apenas o assassinato de Francisco Lima, conhecido como ‘Chico’, 18, ocorrido no bairro Pêra.

As ações policiais também ocorreram nos bairros de Coari (Foto: Divulgação/PM)
As ações e operações da Polícia Militar do Amazonas foram elogiadas por comerciantes, funcionários e pela população que realizava compras no período festivo. A grande quantidade de pessoas nas vésperas de Natal e Ano Novo foram verificados com intensidades nas áreas comerciais dos bairros Centro, Espírito Santo, Chagas e Tauá Mirim, todos sem maiores problemas.
Na noite da véspera de Natal era possível notar muitas ruas fechadas para comemoração com grande quantidade de pessoas, entretanto, nenhuma ocorrência grave foi registrada, apenas vias de fato.

Festa da Virada não houve registro de crimes (Foto: Divulgação/PM)
Na virada do Ano, o policiamento teve o trabalho dobrado, pois além de muitas pessoas decidirem passar a festa entre familiares e amigos, fechando ruas ou em suas residências, foi planejado a ‘Festa da Virada’ pela Prefeitura Municipal de Coari, no Centro Cultural com a presença de artistas regionais e dois trios elétricos que atraiu uma grande quantidade de pessoas.
De acordo com o Major Pedro Moreira, comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Coari, o setor interno do Centro Cultural ficou sob a responsabilidade da Guarda Civil Municipal, enquanto que a área externa e ruas adjacentes sob patrulhamento da Polícia Militar. No local de eventos nada de grave foi registrado e nas ruas apenas um acidente de trânsito.
Apesar do fato negativo da fuga de dez presos da Unidade Prisional de Coari, a viatura responsável por reforçar o policiamento nas adjacências agiu rapidamente, acionando as demais viaturas e evitando uma fuga em massa. Destes fugitivos, quatro detentos foram recapturados.
Segundo o Major Pedro Moreira, os resultados positivos são bastantes significativos, levando em conta as dimensões do município de Coari, uma vez que sua zona urbana possui aproximadamente 90 mil habitantes, além de possuir muitos estabelecimentos comerciais de intensa movimentação de pessoas e produtos, sendo o comércio ainda mais aquecido com a injeção de capital provenientes de pagamentos do 13° salário Estadual e Municipal.
Além disso, a cidade possui uma extensa malha, com alguns bairros periféricos com ruas de difícil acesso e locais de beco, pontes e vielas acessíveis apenas à pé.
Ainda segundo Moreira, o resultado satisfatório é proveniente não só do esforço realizado pelos policiais durante o mês de dezembro, quando as ações foram realizadas com uma carga horária maior, mas também da integração maior das Instituições e Órgãos do Sistema de Defesa Social como a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Defesa Social (Guarda Civil Municipal, Detrac, Brigada, Defesa Civil) com o Ministério Público e Poder Judiciário que possibilitou a transferência de presos periculosos que até então estavam na Unidade Prisional de Coari (UPC) e desencadear operações policiais com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
“Graças a estes trabalhos integrados é que foi possível cumprir diversos mandados de busca e apreensão, e mandados e prisão expedidos pela Justiça que ao final trouxeram um reflexo positivo na segurança pública do Município”, disse Moreira.
“Outro fator positivo, é que a Polícia Militar e Civil fizeram o dever de casa, realizando a prisão de inúmeros infratores envolvidos em roubos, homicídios, porte ilegal de armas e tráfico de drogas. Outros criminosos envolvidos nos mesmos crimes tiveram suas prisões preventivas solicitadas ou estiveram suas ações monitoradas pelos policiais após estes se apresentarem na Delegacia de Polícia de prestarem seus depoimentos”, argumentou major Pedro Moreira.
Para o ano de 2018, a Polícia Militar deverá receber ainda mais reforço policial, já que até o final do ano passado o efetivo já somavam mais 15 policiais militares. As operações policiais com a finalidade de prender criminosos e prevenir crimes são resultados de uma parceria em conjunto com a Polícia Civil e Ministério Público.
Com aumento do efetivo a Polícia Militar, deverá por em funcionamento a Ronda Policial Escolar que visa coibir crimes nas adjacências das escolas e orientar educadores, pais e alunos através de palestras.