×

Cidades

Após reforço do policiamento na Zona Norte, Residencial Viver Melhor ganha unidade móvel de monitoramento

Unidade móvel de monitoramento dotada de 14 câmeras dará apoio para viaturas da Polícia Militar que patrulham o residencial (Foto: Bruno Zanardo)

Com o reforço do policiamento na Zona Norte de Manaus, lançado semana passada pelo governador Amazonino Mendes, o Residencial Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, passou a contar com uma unidade móvel de monitoramento dotada de 14 câmeras com tecnologia para reconhecimento facial capaz de identificar um rosto a até 3 km de distância. Ligado em tempo real às câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o sistema vem apoiando o trabalho das viaturas da Polícia Militar que patrulham o residencial onde vivem em torno de 50 mil moradores.
Da unidade de observação, as câmeras se movimentam no monitoramento do conjunto habitacional, que é o maior do programa Minha Casa, Minha Vida. Na segunda-feira (20), o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, vistoriou o funcionamento do serviço. “Estamos fazendo uma supervisão de rotina nas operações permanentes que estão sendo feitas com a reimplantação do patrulhamento na zona norte. Essa base do CICC permanecerá, porque ela oferece o monitoramento por câmeras e dá suporte ao trabalho policial nas ruas”, enfatizou Saraiva.

Com a retomada do policiamento comunitário na zona norte, 11 bairros estão contando com o trabalho de patrulhamento em todas as ruas. Foram entregues para a região 51 viaturas revitalizadas, com tecnologia embarcada que permite comunicação em tempo real com o CICC, o que viabiliza o acionamento do veículo mais próximo das ocorrências e dos chamados feitos ao telefone 190. O Viver Melhor, que só contava com uma viatura, agora conta com duas.

Para a comerciante Helen Guedes, 30, que tem uma barraca nas proximidades da unidade de monitoramento, a presença policial tem inibido as ocorrências. “É mais uma segurança para nós. Inibe mais e nós nos sentimentos mais seguros. Ninguém nunca sabe o dia de amanhã e, por isso, é muito bom ter a polícia por perto”, disse.

“A sensação de segurança melhorou. Estava precisando realmente. Agora com esse ponto aqui, esse caminhão, tem melhorado”, disse o microempresário Nilson Braga, 40, morador do residencial.

You cannot copy content of this page