O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vai apoiar a implantação da identidade turística do município de Anori, localizado a 244 quilômetros de Manaus. O apoio foi confirmado durante um encontro entre o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, e o secretário de turismo de Anori, Jardel de Castro Pereira, que ocorreu na manhã de sexta-feira (13), na sede do Órgão Estadual de Turismo, na rua Tapajós, no Centro de Manaus.
De acordo com o presidente do Órgão Estadual de Turismo, a implantação da identidade turística, ou a sinalização, vai ajudar no ordenamento da atividade no município. “Esse trabalho que o secretário Jardel nos apresentou, de identificação turística, já vem sendo usada por alguns destinos do Brasil e se tudo der certo poderemos levá-lo aos outros municípios do Estado”, disse Orsine Junior.
O titular da pasta de turismo reafirmou que toda demanda que pretende ampliar ou criar novas atividades turísticas no Estado será tratada como prioridade pela Amazonastur. “Por isso que o governador Amazonino Mendes nos orientou em trabalhar o Turismo de Eventos, pois, através dele, outros ramos dessa atividade serão aprimorados, entre eles o atendimento ao turista e a qualificação dos prestadores de serviços”.
O secretário de turismo de Anori disse que o apoio da Amazonastur é de extrema importância para alavancar a atividade no município. “Estou há pouco tempo na secretaria e estamos nos esforçando ao máximo para apresentar o potencial turístico da nossa cidade e esse apoio para a implantação dessa identidade turística é o primeiro e importante passo do setor”, completou.
Identidade – O primeiro trabalho que a Secretaria de Turismo de Anori terá apoio da Amazonastrur é um letreiro de boas-vindas ao município, que vem sendo utilizado por cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, entre outras capitais do Brasil. O secretário Jardel de Castro afirmou que o letreiro de Anori terá toda a identidade cultural do município.
“Há alguns anos éramos conhecidos por ser a ‘Terra do Bicho de Casco’ (tracajá, tartaruga e iaçá) e mais recentemente por ser a ´Terra do Açaí’. Então, esse letreiro terá essas referências e isso será o início de uma campanha que vamos fazer nas mídias tradicionais e nas sociais, viralizando assim o nome do município”.
Eventos – Outro viés que Anori vai trabalhar é o Turismo de Eventos. O último grande evento no município foi no carnaval e gerou, segundo o secretário Jardel, um fluxo de mais de 2 mil pessoas em Anori. “Muitos comerciantes nos procuraram para dizer que os quatro dias de Carnaval foram melhor do que o Natal, ou seja, a injeção na economia foi muito maior, por isso, estamos apostando em eventos no município”, comentou Jardel ao final da reunião com o titular da Amazonastur. “Eu estou satisfeito, pois vejo no novo secretário muita firmeza do que ele fala e muita vontade de resolver problemas. Eu acho que uma pessoa que está na presidência deste órgão tem que está disposta a resolver problemas, e eu senti isso nele”
Com informações da assessoria