Uma mulher de 43 anos, de nacionalidade britânica, desapareceu na noite de quarta-feira (13) durante uma canoagem esportiva no rio Solimões. A esportista havia partido de Quito, no Equador e estava descendo a foz do rio em um caiaque. As buscas foram iniciadas pela Marinha do Brasil, com apoio do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Marinha, o desaparecimento foi comunicado ao órgão pela empresa a qual a britânica trabalha, na noite de quarta-feira, por volta das 22h. O localizador de emergência havia sido acionado, entre os municípios de Coari e Codajás (a 363 e 240 quilômetros de Manaus, respectivamente).
Ao tomar conhecimento, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) enviou na manhã de quinta-feira (14), uma aeronave (ANV) N-7086, do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), para sobrevoar o local conhecido como ‘Ilha do Machado’ e iniciar as buscas pela britânica. Entretanto, a procura pela turista não teve êxito.
No dia seguinte, sexta-feira (15), as buscas foram reiniciadas com outra aeronave (ANV) N-7089, do EsqdHU-3, com apoio de duas embarcações, sendo uma lancha da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e um Navio Patrulha Fluvial (NPaFlu) Amapá, mas sem sucesso.
Por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para reforçar as buscas, com envio de três mergulhadores do Batalhão Especial, também sem êxito.
Conforme a assessoria de imprensa do Com9ºDN, os órgãos de segurança pública do Amazonas e CFAOC iniciaram o monitoramento das embarcações da região e até do caiaque em que a esportista estava. Qualquer informação que leve ao paradeiro da britânica, pode entrar em contato pelo (92) 9 8802-3116.