A embarcação ‘Pai da Fé’ naufragou com passageiros e mercadorias após bater em uma tora de madeira nas proximidades do município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus). O acidente ocorreu no fim da manhã de domingo (17), próximo ao encontro dos rios Solimões e Purus. Não houve feridos. Todas as 35 pessoas, entre tripulantes e passageiros, foram socorridos por embarcações pesqueiras.
De acordo com o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ª DN), a embarcação partiu de Manaus com destino ao município de Maraã (a 634 quilômetros da capital amazonense), na tarde de sábado (16). Ao se aproximar da cidade de Anamã, o barco colidiu com um tronco de madeira a deriva no rio, que furou o casco. O comandante ainda conseguiu levar a embarcação até a beira às margens do rio, onde afundou.
Embarcações pesqueiras que passavam, no momento do naufrágio, prestaram apoio no resgate aos passageiros e tripulantes, antes que o barco afundasse. Além das pessoas, o barco transportava frutas e verduras para o município de Maraã.
Em nota, a Martinha do Brasil, ao tomar conhecimento, enviou por intermédio do Com9ª DN uma aeronave do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral para os trabalhos de reconhecimento aéreo e o levantamento de informações. Um inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
Veja o vídeo