Mais de 89 mil famílias inscritas no Programa Bolsa Família (PBF) foram atendidas no primeiro semestre de 2017, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Prefeitura de Manaus. O número total, 89.667 famílias, equivale a 76,26% da totalidade de beneficiados, e contribuiu, significativamente, para o Amazonas figurar como primeiro colocado no acompanhamento das condicionalidades de saúde do programa. O Estado atingiu 83,68% de cobertura das 350.071 famílias beneficiadas pelo PBF.
Para a permanência no programa, os beneficiários devem, entre outras condicionantes, realizar o acompanhamento de saúde a cada seis meses.
Durante o primeiro semestre deste ano, foram realizados os acompanhamentos da saúde de 3.054 gestantes, sendo que 99,89% delas estavam com as consultas de pré-natal em dia. As crianças menores de 5 anos de idade acompanhadas somaram 48.984 (77,67% do total), sendo que 100% tiveram a vacinação atualizada. Nas menores de 7 anos, os profissionais de saúde realizaram consultas de crescimento e desenvolvimento em 73.745 delas (77,94% do total).
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que estes índices são resultados de avaliação sistemática no processo de trabalho. Com base na rotina dos beneficiários e das equipes de saúde, o acompanhamento foi aprimorado, no que diz respeito ao acesso aos serviços e o registro da informação.
“Estamos trabalhando com um processo quadrimestral de avaliação e monitoramento dos indicadores prioritários na Atenção Primária, entre esses está o Bolsa Família. Ao longo do ano, temos também três reuniões com os diretores das unidades e distritos de saúde para discutir e trocar experiências. As experiências exitosas servem como modelo para outras unidades”, informa Magaldi.
Acesso
A coordenadora das ações de Saúde Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Tânia Batista, destaca que uma das mudanças que foram adotadas a partir dessas avaliações refletiu diretamente para que a capital apresentasse números expressivos nesse semestre, considerando que a meta é atender 80% dos beneficiários. “Passamos a orientar todas as equipes a identificar as famílias do PBF e a não estabelecer datas específicas para atendimento. Oferecer o acesso em todos os dias facilitou a ida da família à UBS, onde tem acesso a toda carteira de serviços”, observa Tânia.
“Estamos muito felizes porque é a primeira vez que o Amazonas fica em primeiro lugar do Brasil, no percentual de acompanhamento das famílias do PBF. Metade da população atendida pelo Programa é do nosso município. Quando a capital atinge as metas, automaticamente, contribuímos bastante para esse resultado do Estado”, comemorou Tânia.
Sobre o Programa
O Programa Bolsa Família possui três eixos principais: a transferência de renda, que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades, que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações complementares, que objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
Com informações da assessoria