×

Política

Deputado Thiago Abrahim propõe criação de sistema de notificação de vítimas de acidentes de trânsito com indícios de embriaguez no AM

Segundo Thiago Abrahim, a iniciativa busca reduzir a impunidade e ampliar a eficiência das políticas de trânsito no Amazonas

Deputado Thiago Abrahim propõe criação de sistema de notificação de vítimas de acidentes de trânsito com indícios de embriaguez no AM

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o projeto de lei nº 741/2025, apresentado pelo deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil), que estabelece diretrizes para a criação de um sistema de notificação, no âmbito dos serviços de saúde públicos e privados, de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito com indícios de embriaguez.

De acordo com a proposta, a medida tem como objetivo subsidiar a formulação de políticas públicas de prevenção e redução de acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool, além de contribuir para a produção de dados estatísticos que auxiliem no planejamento das ações de saúde e segurança pública.

“Nosso objetivo é munir o Estado com informações mais consistentes sobre esse tipo de ocorrência, para que possamos agir de maneira preventiva e salvar vidas. Trata-se de um passo importante na integração entre saúde e segurança”, destacou o parlamentar.

O projeto também garante a proteção dos direitos fundamentais à intimidade, à privacidade e à proteção dos dados pessoais dos pacientes atendidos, respeitando a legislação vigente sobre sigilo médico e proteção de dados.

Para caracterizar os sinais notórios de embriaguez, o sistema de notificação deverá adotar parâmetros técnicos já reconhecidos nacionalmente, como os estabelecidos pela Resolução nº 432/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo Thiago Abrahim, a iniciativa busca reduzir a impunidade e ampliar a eficiência das políticas de trânsito no Amazonas. “Cada dado coletado será fundamental para construirmos estratégias mais eficazes de prevenção e conscientização, envolvendo saúde, educação e fiscalização”, conclui.

 

Com informações da assessoria de imprensa*

You cannot copy content of this page