×

Educação

Manaus ganha 127 novos técnicos: jovens profissionais celebram formatura

Qualificação é vista como oportunidade para furar a bolha do desemprego e conquistar o tão sonhado primeiro emprego

Manaus ganha 127 novos técnicos: jovens profissionais celebram formatura

Formaram-se, profissionais de 14 cursos no total, divididos nos eixos de Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, e Controle e Processos Industriais – foto: divulgação

O primeiro emprego continua a ser um desafio para jovens, especialmente pela falta de experiência e qualificação profissional. Só no primeiro trimestre deste ano, o desemprego entre pessoas com 18 a 24 anos foi de 14,9%, mais que o dobro da média geral para todas as idades, de 7%, segundo o IBGE. Foi buscando mudar essa realidade que o estudante Mateus Henrique, 17, decidiu alternar as aulas do ensino médio com uma formação profissionalizante em auxiliar de saúde bucal. “Eu segui o caminho da minha mãe, que também é da área da saúde. Valeu muito a pena, ainda mais porque eu já consegui um trabalho mesmo estudando”, conta ele, que foi aprovado em uma seleção de estágio em um consultório odontológico de Manaus.

Henrique foi um dos 127 alunos formados pelo Centro de Ensino Técnico (Centec) nas duas noites de cerimônia celebradas nos dias 16 e 17 de julho. Foram 14 cursos no total, divididos nos eixos de Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, e Controle e Processos Industriais.

Boa parte dos formandos era composta por jovens, cenário que é positivo para o país, mas ainda distante da realidade de outras nações. Cerca de 11% dos jovens que têm entre 15 e 24 anos fazem cursos profissionalizantes no Brasil. O percentual é inferior à média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que varia de 35%, entre os estudantes de 15 a 19 anos, a 65%, entre quem tem de 20 a 24 anos.

 

Complemento

Mesmo entre aqueles que já possuem uma profissão, o curso técnico se mostra como um aliado para aprimorar o currículo e complementar outras formações. Foi com esse pensamento que o bombeiro civil Ricardo Batista, 28, optou por se matricular no curso técnico em segurança do trabalho.

“Estou há mais de seis anos como bombeiro civil e tive essa visão de procurar um técnico na área de segurança do trabalho porque sabia que ia agregar no meu currículo. A função do bombeiro civil é muito abrangente, então essa especialização foi uma necessidade, porque lidamos diariamente com as normas regulamentadoras de segurança”, comenta.

 

Missão

A coordenadora pedagógica do Centec, Christiane de Carvalho Ferreira, destaca que a escola já formou mais de 3 mil alunos em Manaus, durante 15 anos de atuação. Para ela, não há investimento maior do que a educação, especialmente para alunos mais jovens.

“Cada formatura é única e nos sentimos muito realizados ao vermos o olhar de felicidade dos parentes e amigos dos nossos alunos. Não há investimento melhor do que a educação e essa é a nossa missão, formar profissionais qualificados para o nosso país”, comenta.

 

Bolsas

A formatura da escola acontece no momento em que está aberto o período de inscrições para o Concurso de Bolsas 2025. Trata-se de um projeto social que garante descontos de 15%, 30%, 50% e 100%.

Para quem busca ingressar em uma carreira, a formação por um curso técnico ainda é indicada por 91% dos brasileiros. Entre aqueles que cursaram um técnico, a indicação sobe para 97%. Os dados são da pesquisa Educação e Opinião Pública, realizada pelo Instituto FSB em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A pré-inscrição pode ser feita pelo link disponível nas redes sociais da escola (@centecam), e a confirmação deve ocorrer presencialmente até o dia 22 de julho na sede do Centec, mediante a doação solidária de 1 quilo de alimento não perecível.

Os donativos serão destinados a instituições parceiras por meio do programa social da escola, com a ação amplamente divulgada nas redes. A unidade está localizada na Avenida Djalma Batista, nº 646, bairro São Geraldo.

A bolsa de 100% é destinada aos três primeiros colocados no concurso. As pessoas classificadas entre a 4ª e a 6ª posição receberão bolsas parciais de 50% na mensalidade. Os classificados entre a 7ª e a 10ª colocação garantem 30% de desconto. Por fim, a escola oferecerá 15% de desconto para todos que não zerarem a prova, a partir do 11º colocado até o último, contando que não seja ainda aluno do Centec.

A prova será realizada no dia 27 de julho com abertura dos portões às 8h e fechamento às 9h. O exame terá duração de três horas e contará com 40 questões de múltipla escolha. Deste total, 15 são de língua portuguesa, 15 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. O resultado será divulgado em 28 de julho pelas redes sociais da escola.

 

Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page