
Fachada do TCE-AM (Foto: Joel Arthus/TCE-AM)
Manaus (AM) – A importância da saúde mental no ambiente de trabalho será tema de debate nesta quarta-feira (7), durante a segunda edição do Corregedoria Day, promovido no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a partir das 9h.
Com o tema “Ambientes Institucionais e Saúde Mental: Caminhos Para o Cuidado”, o evento propõe ampliar a discussão sobre o bem-estar emocional dentro de instituições públicas e privadas, com foco na promoção de ambientes mais saudáveis e acolhedores.
A programação é organizada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Corregedorias dos Tribunais de Contas, e conta com apoio da Diretoria de Saúde do TCE-AM. O seminário será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Corte de Contas, incluindo o canal oficial no YouTube.
O evento é aberto ao público interessado e deve reunir servidores, especialistas e profissionais da área da saúde para debater práticas e estratégias voltadas ao cuidado com a saúde mental no ambiente institucional.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site da Escola de Contas Públicas (ECP), pelo endereço virtual ecpvirtual.tce.am.gov.br. A inscrição e participação no evento garantirá certificado com carga horária de 6 horas. Podem participar corregedores, estudantes, membros da sociedade civil, servidores públicos, entre outros.
“Promover o cuidado com a saúde mental dos nossos servidores é também promover um ambiente institucional mais justo, acolhedor e eficiente. O Corregedoria Day reforça esse compromisso, mostrando que o bem-estar das pessoas deve estar no centro das ações públicas”, pontuou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.
Corregedor do TCE-AM e idealizador do evento, o conselheiro Josué Cláudio Neto reforçou a importância da iniciativa como uma forma de inspirar mudanças práticas nos ambientes de trabalho.
“Mais do que discutir conceitos, queremos provocar reflexões e estimular práticas que contribuam para ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos. A Corregedoria acredita que investir em saúde mental é investir em qualidade institucional”, afirmou.
Programação
A programação terá início às 8h com o credenciamento e acolhida dos participantes, seguido da abertura oficial às 9h. Na sequência, às 9h30, o psiquiatra Dr. Luiz Eduardo Wawrick Fonseca conduzirá a palestra “Saúde Mental no Trabalho: Entendendo e Prevenindo o Burnout”, abordando os impactos do ambiente corporativo no bem-estar dos profissionais.
Às 10h15, o psicólogo e professor Dr. José Humberto da Silva Filho tratará do tema “Saúde Mental como valor institucional para o TCE-AM”, seguido da palestra “A força desafiadora do espírito humano”, às 11h, ministrada pelo psicólogo e gestor público Dr. Adenilson Reis, que apresentará experiências de superação e projetos voltados à inclusão social e ao fortalecimento do vínculo entre indivíduos e instituições.
A partir das 11h40, será realizada uma mesa-redonda com os palestrantes, mediada pela psiquiatra que atua no TCE-AM, Dra. Loren Rodrigues Cavalcante, especialista em terapia cognitivo-comportamental e prevenção ao suicídio. A programação segue até as 13h, com a exposição de boas práticas institucionais.
*Com informações da assessoria