
Leandro Macedo dos Santos, 35, preso por agredir mulheres após acidente (Fotos: Reprodução)
Manaus (AM) – As Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) do Amazonas apresentaram, nesta quarta-feira (23), durante coletiva de imprensa, detalhes sobre o cumprimento do mandado de prisão preventiva contra Leandro Macedo dos Santos, 35. Ele era procurado por agredir violentamente duas jovens de 24 anos, no dia 23 de março deste ano, na saída de um show realizado em um shopping e centro de convenções localizado na Zona Sul de Manaus.
A prisão preventiva do homem foi solicitada pelo 7º Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegacia da área onde o crime foi cometido, e foi cumprida na terça-feira (22).
O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, disse que o mandado foi cumprido após uma troca de informações entre a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), a Polícia Civil e as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), da PMAM, e reforçou o compromisso das Forças de Segurança no combate a toda e qualquer tipo de violência contra a mulher.
“Conseguimos informações com a Seai e as repassamos à Rocam, que prontamente efetuou a abordagem do indivíduo. Este que covardemente agrediu duas jovens e ainda alegou legitima defesa. Não iremos tolerar a violência contra as mulheres do estado e seguiremos vigilantes para protegê-las”, disse o delegado.
Crime
Na ocasião do delito, as vítimas foram violentamente agredidas pelo autor, quando se envolveram em um acidente de trânsito com o veículo dele, no estacionamento do local. Além disso, elas ainda foram insultadas e ameaçadas pelo indivíduo.
De acordo com o delegado Marcelo Martins, que está respondendo pelo 7º DIP, as investigações apontaram que, na ocasião do crime, o Leandro chamou outros homens para dar cobertura a ele enquanto agredia as jovens de maneira covarde.
“A investigação deixou claro que o agressor usou do suporte desses homens para agredir covardemente as jovens. Isso não será tolerado. Com essa investigação, a Polícia Civil deixa claro que o homem que queira bater em uma mulher impunemente será responsabilizado. Essa coisa de querer bater em uma mulher porque ela está em uma situação vulnerável, se aproveitar da vantagem física em relação à mulher para agredi-la, não será admitido”, enfatizou o delegado.
Segundo o delegado, as investigações também revelaram que o homem já tem passagem por furto de veículos, receptação, desacato, desobediência, dano e entre outros.
“Durante a abordagem bem-sucedida da Rocam, foi possível apreender o aparelho celular do Leandro, e iremos solicitar à Justiça a quebra do sigilo telemático do telefone. As investigações vão prosseguir no sentido de identificar e responsabilizar os outros envolvidos no crime”, relatou o delegado.
Prisão
Segundo o capitão João Dias, da Rocam, a guarnição estava em patrulhamento no bairro Novo Aleixo, zona norte, quando recebeu a informação sobre a localização do suspeito.
“A denúncia dizia que ele estava em um veículo que estava trafegando na localidade, todavia, não o encontramos na ocasião. Conseguimos localizá-lo em outro local, efetuamos a prisão dele e o conduzimos ao 7º DIP para os procedimentos cabíveis”, contou o capitão.
Leandro Macedo dos Santos responderá por lesão corporal e está à disposição da Justiça.
*Com informações da assessoria