×

Política

Roberto Sabino propõe usinas para transformar lixo em energia elétrica

Projeto sugere solução sustentável para gestão de resíduos urbanos

Roberto Sabino propõe usinas para transformar lixo em energia elétrica

Vereador Roberto Sabino (Foto: Jimmy Geber/Assessoria)

Manaus (AM) – O vereador Roberto Sabino (Republicanos) propôs, nesta terça-feira (18), a instalação de usinas que convertam o lixo recolhido em energia, durante seu discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Para o vereador, a solução para suprir esta alta demanda seria o reaproveitamento dos materiais (reciclagem) e a reutilização de resíduos orgânicos para a geração de energia.

“Essa ideia de construir usinas transformadoras de lixo para converter em energia já é utilizada em alguns países desenvolvidos e, no Brasil, temos ainda em construção a Usina de Palmital e Barueri, em São Paulo. Acredito que a reutilização de resíduos para a conversão em energia, seja uma forma bem viável e com grande custo benefício, pois minimizaria os problemas de lixões da cidade, reduziria os gases tóxicos dos aterros e, economicamente falando, traria independência energética e geração de receita local”, destacou Sabino.

O parlamentar destaca que sua propositura ao Executivo é uma forma de amenizar os problemas dos lixões e aterros da capital e surge como uma alternativa sustentável e rentável para Manaus.

Segundo dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), em 2023, cerca de 43% de todo o lixo gerado no Brasil tem descarte irregular.

Este número corresponde a 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos indo parar em lixões, valas, terrenos baldios e córregos urbanos, ameaçando a saúde pública e o meio ambiente.

*Com informações da assessoria 

You cannot copy content of this page