Manaus (AM) – Apontado como líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV), Zaqueu de Souza Mendonça, 48, conhecido como “Zaqueu”, foi preso na noite desta segunda-feira (13), na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, no bairro Jorge Teixeira – entre etapas 1 e e -, na Zona Leste da capital amazonense.
De acordo com o major Soeiro da Polícia Militar, Zaqueu tinha mandados de prisão ativo e usava uma Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.) falsificada com emissão do Rio Grande do Sul. A prisão foi efetuada durante a “Operação Pacificado” em razão de um trabalho de inteligência da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai).
“Localizamos o alvo após descobrirmos suas atividades criminosas em Manaus. Ele atuava no comando do tráfico de drogas nas comunidades Samambaia e Tulipa no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte”, informou o major Soeiro.
Ainda segundo a polícia, Zaqueu é ligado à facção criminosa CV de origem do Rio de Janeiro e residia no Nordeste brasileiro, mas sempre estava em Manaus para comandar o tráfico de drogas. Ele estava com dois mandados em aberto pela Justiça do Amazonas e era procurado pelas polícias Civil e Militar por tráfico de drogas, roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo.
Na ocorrência policial, Zaqueu usava na CNH o nome falso de Adailton Bruno da Silva. Ele foi apresentado no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para os procedimentos cabíveis.