×

Saúde

Prefeitura leva curso de autocuidado para diabéticos e hipertensos à comunidade indígena

Os participantes do curso receberão orientações sobre o autocuidado voltado ao controle do diabetes e da hipertensão arterial, além de recomendações básicas para a prevenção e promoção da saúde

Prefeitura leva curso de autocuidado para diabéticos e hipertensos à comunidade indígena

Curso de autocuidado para diabéticos e hipertensos (Foto: Divulgação/Semsa)

Manaus (AM) – Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus realizam, nesta sexta-feira (29), o curso informal de autocuidado para usuários diabéticos e hipertensos da zona Oeste. A atividade de educação em saúde é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, localizada na comunidade indígena homônima do bairro Tarumã-Açu, rua Piratapuia, nº 19, das 8h às 12h.

Os participantes do curso receberão orientações sobre o autocuidado voltado ao controle do diabetes e da hipertensão arterial, além de recomendações básicas para a prevenção e promoção da saúde, com noções de nutrição, saúde bucal, educação física, entre outras áreas. A atividade é voltada a comunitários hipertensos e/ou diabéticos, indígenas e não indígenas.

Publicidade

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Phamela Costa, relata que a formação traz orientações sobre aferição adequada da pressão arterial, cuidados e exercícios com os pés, manejo da insulina e higiene bucal, além de reforçar a importância da alimentação saudável e da atividade física para a saúde e o bem-estar.

“A proposta do curso é qualificar os usuários com hipertensão e/ou diabetes para manter essas condições sob controle e, dessa forma, reduzir o risco de insuficiência cardíaca, infarto, lesões diabéticas, amputação, entre outras complicações graves”, diz.

Os comunitários receberão também informações sobre os serviços e procedimentos ofertados na rede de Atenção Primária à Saúde (APS) por meio do programa Hiperdia, voltado à promoção da saúde, acompanhamento e prevenção de agravos entre hipertensos e diabéticos.

“Apresentamos aos usuários ainda algumas práticas integrativas complementares em saúde, as Pics, que contribuem para o bem-estar físico”, afirma Phamela, citando a meditação, a imposição de mãos e a aromaterapia como exemplo dessas práticas.

A atividade de educação em saúde na USF Parque das Tribos faz parte das ações da Semsa em atenção ao Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro. Ao longo deste mês, as unidades da rede municipal de saúde vêm reforçando a oferta de serviços, exames e atividades de educação em saúde, visando a prevenção e o cuidado com a condição.

*Com informações da assessoria