Manaus (AM) – Com intuito de conscientizar sobre a importância da saúde mental e do bem-estar no ambiente de trabalho e vida pessoal, a Prefeitura de Manaus, promoveu, nesta sexta-feira (20), uma ação alusiva em apoio ao Setembro Amarelo, com palestras, dinâmicas e um café da manhã de confraternização, voltada aos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que atuam no Distrito de Obras do São José.
O secretário de Obras, Heliatan Botelho, destacou a relevância de iniciativas como essa para os colaboradores. Ele explicou que, para reforçar o compromisso da Prefeitura de Manaus com a saúde mental dos seus servidores, a equipe da Seminf esteve no Distrito de Obras do São José estreitando laços, promovendo diálogos e ações de conscientização.
“É fundamental promover atividades educativas que mostrem como o cuidado integral com os colaboradores faz toda a diferença. A prefeitura tem adotado uma abordagem mais humanizada, unindo secretarias, como a Semsa, que tem sido uma grande parceira nesses eventos. Cada um sabe a dor que está sentindo. Ninguém tem ideia do tanto que o outro está sofrendo. Mas é possível ajudar, escutar e estar junto. Cuidar de quem cuida da nossa Manaus é essencial”, afirmou.
O engenheiro e chefe do Distrito de Obras do São José, Wankson Enio, participou de toda a programação e ressaltou o impacto positivo da ação no dia a dia dos funcionários. “Encerramos a semana de forma especial, com uma palestra organizada pela assistente social da Seminf, em parceria com a equipe da Semsa, focada no bem-estar e na saúde mental e física dos servidores”, complementou.
A manhã foi marcada por momentos educativos, incluindo uma roda de conversa conduzida pelos enfermeiros Rosenildes Frota e Eduardo Luiz da Semsa.
“Abordamos temas como diabetes, hipertensão, cuidados com a alimentação, além de uma palestra com uma nutricionista sobre riscos cardiovasculares. Também destacamos a importância da atividade física e da saúde mental, especialmente em relação às emoções no ambiente de trabalho”, relatou Rosenildes.
A campanha Setembro Amarelo reforça a importância de cuidar da saúde mental e falar abertamente sobre o suicídio, incentivando a busca por ajuda e a empatia entre as pessoas.