×

Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas participa de mutirão de atendimentos sociais em Parintins

Durante ações da Sejusc em escolas da cidade, DPE atendeu solicitações de gratuidade de 2ª via de certidão de nascimento, de óbito, consultas processuais e investigação de paternidade

Defensoria Pública do Amazonas participa de mutirão de atendimentos sociais em Parintins

Equipes da Sejusc e DPE-AM (Foto: Divulgação/DPE-AM)

Parintins (AM) – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, na última semana, de um mutirão de atendimentos sociais, visando proporcionar orientação jurídica gratuita e acesso a serviços essenciais para população de Parintins (distante 370 quilômetros de Manaus). A atividade, realizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), foi promovida nas escolas estaduais Dom Gino Malvestio, localizada na Geni Bentes, bairro Paulo Corrêa, e Geny Bentes de Jesus, na rua  Macurany, bairro Djard Vieira.
Conforme a defensora pública Emilly dos Santos, durante a ação, a DPE possibilitou a solicitação de gratuidade de 2ª via de certidão de nascimento, de óbito, consulta processual e investigação de paternidade.
“Esses mutirões são ótimos para a população, tanto para comunidades rurais quanto também para populações da sede de Parintins. Muitas pessoas ainda não sabem o que é a Defensoria Pública e, quando vamos para uma escola e ficamos ali disponível, junto com outros serviços, como serviços médicos, de embelezamento, tirar a carteira de identidade, é uma forma mostrarmos para a população que estamos presentes, que somos mais um serviço gratuito disponível para eles e que nós podemos ajudá-los em diversas formas”, disse a defensora, coordenadora do Polo do Baixo Amazonas da DPE-AM.
Atuação fortalecida 
Nos últimos 15 dias, a DPE-AM participou ainda de uma ação de cidadania em seis comunidades rurais de Parintins. Durante a atividade, também em parceria com a Sejusc e com apoio da Receita Federal do Brasil, a Defensoria atendeu mais de 300 pessoas, realizando cerca de 700 atos jurídicos.
Terra Preta do Mamurú, Zé Açú, Vila Amazônia, Mocambo, Caburi e Tracajá, foram algumas das comunidades atendidas.  Na ocasião, foram viabilizadas as emissões gratuitas de segundas vias de certidões de nascimento e outros documentos para os moradores, além de atendimento de pedidos de outras regiões, por meio de solicitações virtuais ou ofícios.
A equipe da DPE-AM também ofereceu suporte jurídico, atendendo demandas relacionadas a pensão alimentícia, curatela, reconhecimento de união estável e divórcio.
*Com informações da assessoria