Manaus (AM) – Fortalecendo o movimento de dança de rua da cultura hip-hop, a segunda noite de programação do festival “Manaus Passo a Paço 2024”, promovido pela Prefeitura de Manaus, conta com a Batalha de Breaking, no Espaço Urbano, se consolidando como o mais importante evento de hip-hop da região Norte do país.
Nesta sexta-feira (6), acontecem as oitavas de final, onde 16 b-boys, praticantes adultos e oito crianças de breaking batalham por uma vaga na grande final. Eles são avaliados em critérios exigidos nas disputas olímpicas, como dinâmica, execução, musicalidade, baile, fundamentos e originalidade.
“Esse evento abre portas não só para as pessoas dos bairros, mas também pessoas de outros municípios, é a valorização do atleta, artista de rua. Quero agradecer à Prefeitura de Manaus pela realização desse grande evento que está muito bonito”, comemora o b-boy Klevison Carvalho.
O b-boy Hulkinho, campeão de Breaking, deu um show à parte durante sua apresentação. “Eu tenho 10 anos e, desde os dois anos, sou b-boy. Meu sonho é levar o nome de Manaus para as Olimpíadas”, disse.
Além de entretenimento composto por músicas, pista de skate itinerante, pinturas em grafite, o “Espaço Urbano” proporciona ao público uma viagem cultural de forma gratuita, no centro histórico da cidade.
Parkour
Outra modalidade que chamou a atenção dos amantes das artes de rua, no Espaço Urbano, foi o Parkour, desenvolvido como um método de treinamento que permite que o competidor ultrapasse de forma rápida, eficiente e segura qualquer obstáculo utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo humano.
Chang é tracer, praticante de parkour há 10 anos e fala da visibilidade que o festival está dando ao esporte. “Eu fico muito feliz com essa vitrine, pois há muito tempo, o parkour era visto com preconceito. E ver que, nos dias de hoje, a prefeitura está olhando para gente, dando uma estrutura no festival, só nos deixa mais felizes”, agradece o tracer Chang.
O “Manaus Passo a Paço 2024” é realizado pela Prefeitura de Manaus e visa a inclusão da capital amazonense na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais. O maior festival de artes integradas do Norte do país acontece até este sábado, 7/9, no centro histórico da cidade.