Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realizou, nesta sexta-feira (21), mais uma edição do projeto “Cultura, Turismo e Lazer”. Por meio dele, os idosos são levados para visitação de um ponto turístico da cidade mensalmente, proporcionando momentos de lazer e bem-estar. Desta vez, os idosos institucionalizados da FDT visitaram o balneário Recanto do Quixito, localizado na avenida Flamboyant, no bairro Distrito Industrial 2, Zona Leste.
A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Oreni Braga, falou sobre a proposta da Fundação ao proporcionar esses momentos de lazer.
“Desenvolvemos diversos projetos e programas destinados aos idosos da FDT, e o projeto ‘Cultura, Turismo e Lazer’ é um deles. E é com grande alegria que realizamos mais uma edição. A escolha do balneário Recanto do Quixito como destino, visa garantir aos idosos institucionalizados um momento de lazer e descontração em um ambiente natural e acolhedor. Esses passeios são fundamentais, pois promovem a socialização, estimulam a mente e o corpo, além de oferecerem uma quebra na rotina, o que é essencial para a manutenção da saúde mental e emocional dos idosos. Garantindo a nossa missão, e proporcionando que os idosos atendidos tenham uma vida digna e repleta de momentos significativos”, destacou a diretora.
O projeto é realizado pela equipe multidisciplinar, que prepara um plano de logística detalhado, incluindo transporte, horários e refeições, equipe técnica e os profissionais responsáveis por acompanhar o passeio. Os idosos institucionalizados seguem um calendário com várias visitas agendadas. Mensalmente, eles visitam diferentes pontos turísticos na cidade de Manaus.
Seguindo a programação, os idosos tiveram a oportunidade de conhecer o balneário, onde puderam desfrutar de um almoço regional e apreciar a vista do local.
Institucionalizado na FDT há dois meses, Samuel Martins, 84 anos, faz questão de participar dos passeios. “Todos os passeios realizados pela FDT, eu participo, mesmo com as minhas limitações. Gosto de estar envolvido em todos. Foi um dia maravilhoso. Poder sair um pouco, ver a natureza e estar em boa companhia fez toda a diferença. Aproveitei cada momento e me senti renovado”, conta Samuel.
Qualidade de Vida
Segundo a assistente social da Fundação, Michele Falcão, o projeto ‘Cultura, Turismo e Lazer’ está em execução há cinco anos.
“Constatamos que o projeto tem sido eficaz ao promover atividades culturais, turísticas e de lazer que beneficiam significativamente a saúde física e emocional dos idosos, além de promover a socialização, estimular o cérebro e reduzir o isolamento social entre eles, reintegrando-os na sociedade. Essas iniciativas são essenciais para o bem-estar geral e a longevidade saudável dos idosos”, explicou Michele.
*Com informações da assessoria