×

Polícia

Ataque de facção deixa mortos e ferido na comunidade São Pedro

Integrantes do PCC surpreenderam rivais do CV que comercializavam drogas

Ataque de facção deixa mortos e ferido na comunidade São Pedro

Ataque a tiros assustou moradoradores (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Manaus (AM) – Uma guerra entre facções criminosas deixou dois mortos e um ferido, na noite dessa sexta-feira (14), no beco São Tomé, na comunidade Parque São Pedro, no bairro Tarumã, an zona oeste da capital amazonense. Os moradores ficaram assustados com a intensidade do tiroteio, que ainda resultou na morte de um cachorro.

Lucas Cardoso Ferreira, 26, alvejado com cinco tiros, Pedro Luiz Barros da Silva, 22, atingido com 13 tiros, estão entre as vítimas fatais. Madson Bastos, 25, foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, na mesma região, após receber dez tiros.

Publicidade

Por conta da gravidade, ele precisou ser transferido ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, na zona leste. A polícia disse que o crime foi uma resposta do Primeiro Comando da Capital (PCC) ao ataque do Comando Vermelho (CV), ocorrido entre quarta-feira (12) e quinta-feira (13).

Segundo apurou o Diário Manauara com fontes policiais, membros da facção paulista chegaram encapuzados ao local, reduto do grupo criminoso carioca, em um carro de características desconhecidas. Com gritos de que eram policiais, os faccionados surpreenderam os alvos, que na ocasião, estavam comercializando entorpecentes.

Lucas Cardoso Ferreira (Fotos: Divulgação)

Durante os procedimentos de perícia, foram encontrados no bolso da bermuda de Lucas diversas trouxinhas de cocaína e maconha. No cenário do crime, 13 estojos deflaragos de pistolas foram recolhidos para coletas de impressões digitais no exame balístico, que definirá quem desferiu disparos de arma de fogo contra quem.

Pedro Luiz Barros da Silva (Foto: Divulgação)

Os criminosos utilizavam armas de grosso calibre, sendo pistolas 380 milímetros e ponto 40.  De acordo com a polícia, os diferentes grupos criminosos acirraram uma violenta disputa por territórios na região. O crescimento dos confrontos entre PCC e CV tem um impacto significativo na população, que quase diariamente se vê na linha de tiro.

Madson Bastos (Fotos: Divulgação)

Após o trabalho da perícia criminal, os corpos das vítimas foram transportados para o Instituto Médico Legal (IML). Os crimes serão investigados pela Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS) relacionado com o tráfico de drogas.

Comunidade Parque São Pedro

O crime organizado está divido na comunidade Parque São Pedro. CV, facção do Rio de Janeiro, com ramificações pelo Brasil, tem ampliado domínios em várias zonas de Manaus. Em meio às trocas de tiros, Rodrigo Reis Dias, 16, conhecido como “Cara de Porco”, foi executado com vários tiros à queima-roupa, na rua Jardim Primavera.

“Cara de Porco” foi executado vários tiros (Fotos: Divulgação/Redes Sociais)

Conforme o levantamento da polícia, o adolescente executado no dia 11 de março de 2024, trabalhava como pistoleiro do PCC e administrava controles de boca de fumo. No dia 26 de junho do ano passado, Rodrigo também foi alvo de um atentado.

Atentado

A região, que é marcada por disputa entre facções e fica próxima ao bairro Colônia Terra Nova, na zona norte, registrou um atentado. Jacor Pereira Fernandes, 25, vulgo “Jacó”, foi alvejado com um tiro no braço direito na tarde de quinta-feira (6), na rua São Miguel de Tucumã.

“Jacó” foi prometido de morte pelo CV (Fotos: Divulgação/Redes Sociais)

O membro do PCC e suspeito de assaltos à mão armada, foi decretado pelo CV. Ele foi preso portando uma pistola municiada calibre 380 milímetros e apresentado por policiais militares da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após passar por cirurgia ortopédica.