×

Educação

Prefeitura realiza integração dos apoios escolares que atuarão na Educação Especial

O evento aconteceu no auditório da rede municipal, na avenida Maceió, Parque 10, Zona Sul da capital

Prefeitura realiza integração dos apoios escolares que atuarão na Educação Especial

Secretária de Educação, professora Dulce Almeida, participou das boas-vindas (Foto: Eliton Santos/Semed)

Manaus (AM) – Para ampliar o atendimento e o compromisso com os estudantes da Educação Especial, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira (13), a integração de 300 apoios escolares que atenderão estudantes da Educação Especial matriculados nas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu no auditório da rede municipal, na avenida Maceió, Parque 10, zona Sul da capital.

Com isso, a educação especial registra um crescimento de aproximadamente 1.200% na contratação desses profissionais, com suporte e apoio para que as crianças e adolescentes superem as dificuldades educacionais e avancem na aprendizagem, em comparação com o primeiro ano da gestão.

Publicidade

A secretária de Educação, professora Dulce Almeida, participou das boas-vindas e destacou a importância dos novos profissionais, que serão fundamentais para a evolução dos estudantes da educação especial.

“Eu divido a dor das famílias e dos meus colegas de trabalho. Eu jamais poderia passar pela Semed e deixar a Educação Especial da forma que encontramos. Nossa intenção é sempre buscar o melhor para as nossas crianças, professores e familiares. É colocar em prática a inclusão nas nossas unidades de ensino e com isso avançar sempre mais”, afirmou a titular da pasta.

Apoio Escolar

Os novos profissionais são orientados e supervisionados pela Gerência de Educação Especial (GEE). Para que o estudante receba o apoio escolar é necessário a indicação e avaliação do parecer técnico da equipe de avaliação multiprofissional dos Centros Municipais de Educação Especial (CMEE), para que assim seja destinado o apoio à unidade de ensino em que o aluno está matriculado.

Para a gerente da GEE, Amanda Macanoni, o trabalho a ser realizado por esses profissionais tem o intuito de buscar os melhores resultados possíveis com os alunos de necessidades especiais.

“Esse é um momento histórico para a Educação Especial, é o início de um trabalho que reflete a soma de um avanço para o nosso município. Todos os profissionais qualificados têm a capacidade de oferecer suporte individualizado, adaptando métodos de ensino, matérias e estratégias de acordo com as necessidades de cada aluno”, frisou Amanda.

Conforme a recomendação dos especialistas, os estudantes recebem a atenção dos apoiadores escolares de forma compartilhada ou exclusiva, para que haja o desenvolvimento das capacidades cognitivas no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

*Com informações da assessoria