Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, nesta sexta-feira (3), à programação especial do “Maio Laranja”, mês de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento de abertura foi realizado no largo de São Sebastião, localizado no centro histórico da cidade e contou com a presença e parceria de autoridades municipais e representantes de organizações não governamentais.
A campanha tem como principal objetivo conscientizar, orientar, sensibilizar e educar para a prevenção e o combate da violência sexual praticada diariamente contra crianças e adolescentes.
Na ocasião, a titular da Semasc, Dermi Rayol, ressaltou que é fundamental o engajamento de todos nessa causa, para que se consiga construir uma rede de proteção efetiva e garantir um futuro mais seguro e saudável para as futuras gerações.
“É uma campanha que, além de divulgar as ações que a secretaria faz de proteção às crianças e aos adolescentes, tem como objetivo, também, incentivar as denúncias para que nós possamos cumprir o nosso papel de proteger e de levar segurança para esse público”, informou.
Neila Sardinha, diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), destacou a importância das parcerias de órgãos e Organizações da Sociedade Civil (OSC) no atendimento de crianças e adolescentes.
“O nosso trabalho quanto a proteção de crianças em situação de violência sexual é o de acompanhamento junto aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), para o atendimento e acompanhamento das famílias para que possam superar a violação sofrida. Também atuamos junto a serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, que atendem crianças em situação de medida protetiva, que uma vez violadas acabam não podendo voltar para suas residências, sendo encaminhadas para o acolhimento institucional. Em todos esses serviços, esses jovens são atendidos integralmente, com a acolhida, alimentação e toda a proteção e segurança”, explicou.
Assistente social do Instituto Ebenezer, Alcilene Araújo destacou a relevância da campanha “Maio Laranja” como um período de conscientização e combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, principalmente para a instituição, que atua diretamente com esse público-alvo.
“O Maio Laranja é o mês no qual a gente trabalha contra o combate e abuso da exploração de crianças e adolescentes. Para nós, enquanto instituição que trabalhamos com esse público-alvo, é de extrema importância. Assim, nós conseguimos passar para as nossas crianças a importância de combater e cada vez mais ir contra, esse abuso contra as nossas crianças e adolescentes”, relatou.
Maio Laranja
Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, e marcada por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.
A data relembra o caso da menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.
*Com informações da assessoria