Manaus (AM) – Neste domingo (14), no estádio Roberto Simonesen (Sesi), na Zona Leste da capital amazonense, o Manaus conquista seu sexto título amazonense ao vencer o Amazonas nos pênaltis por 4 a 2, erguendo mais uma vez a taça. No tempo regular, Wiliam Barbio abriu o placar para o Amazonas, enquanto Rafael Ibiapino igualou para o Manaus.
Ambas as equipes, Manaus e Amazonas, garantiram vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Além disso, o Manaus conquistou uma vaga na Série D do ano seguinte. Sua primeira partida será contra o Trem-AP, fora de casa, no próximo dia 29. Já o Amazonas se prepara para sua estreia na Série B do Brasileiro, enfrentando o Sport na Arena da Amazônia no próximo sábado.
A final do Campeonato Amazonense sofreu um atraso de mais de uma hora devido à falta de energia no estádio do Sesi e em grande parte de Manaus, sendo iniciada apenas às 18h26. O local não possuía um gerador próprio.
Na disputa por pênaltis, Renanzinho, Emerson Bombado, Miliano e Vinícius Leandro converteram para o Manaus, enquanto Jô e Alvariño marcaram para o Amazonas. No entanto, Fabiano e Patric desperdiçaram suas cobranças.