Borba (AM) – Na quinta-feira (11), a Polícia Civil do Amazonas, através da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) localizada em Borba, a 151 quilômetros de Manaus, em colaboração com a Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu dois homens de 24 anos pelo crime de estupro de vulnerável. As vítimas são duas crianças, de 3 e 10 anos.
Segundo o delegado Jorge Arcanjo, da 74ª DIP de Borba, os crimes não possuem relação entre si e ocorreram em momentos distintos. As autoridades policiais foram informadas sobre os incidentes por meio de denúncias feitas pelos familiares das vítimas.
“A criança de 3 anos é sobrinha do autor e ela relatou o fato criminoso ao seu pai. Quanto à vítima de 10 anos, ela era forçada pelo padrasto a manter relações sexuais com ele em ocasiões em que eles estavam a sós”, disse.
Conforme o delegado, a criança de 10 anos até chegou a ser submetida a uma série de exames após o exame de conjunção carnal confirmar os abusos.
“Os casos revelam a importância da rede de proteção em torno das crianças e adolescentes. Vizinhos, parentes, amigos, professores, população, todos de modo geral, devem ficar atentos a comportamentos suspeitos, levando informações aos órgãos competentes”, falou.
Denúncias
A PC-AM solicita a quem presenciar quaisquer atitudes suspeitas de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, que não sejam omissos e denuncie através do disque-denúncia 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do informante será preservada”, assegurou o delegado.
Procedimentos
Os autores responderão por estupro de vulnerável e ficarão à disposição da Justiça.