×

Política

Rodrigo de Sá e outros sete secretários deixam posto para disputar eleição

Rodrigo usou suas redes sociais para dizer que aceitou o convite do governador Wilson Lima (União Brasil)

Rodrigo de Sá e outros sete secretários deixam posto para disputar eleição

(Foto: divulgação / Detram)

Manaus (AM) – O presidente estadual do Partido Progressistas (PP), no Amazonas, delegado Rodrigo de Sá Barbosa, deixou o comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Rodrigo não é o único titular de um órgão público a deixar o posto para disputar as eleições, secretarias da administração da prefeitura de Manaus também deixaram pastas para concorrer às eleições.

Nessa quarta-feira (10), Rodrigo usou suas redes sociais para dizer que aceitou o convite do governador Wilson Lima (União Brasil) para “enfrentar um novo desafio” e se colocar “totalmente disponível” para atuar nas Eleições Municipais de 2024.

Publicidade

“Estou passando aqui para dar uma notícia um tanto já esperada, mas que não deixa de ser uma surpresa. Afinal de contas, até o final da semana passada eu estava na condição de diretor-presidente do Detran-AM, mas recebi com muita gratidão e muita motivação o convite do governador Wilson Lima, que todos sabem é o meu líder político, para que eu pudesse me desincompatibilizar a fim de estar disponível nas próximas eleições agora nesse ano de 2024. Como vocês sabem, a lei eleitoral exige que aqueles ocupantes de cargos que são ordenadores de despesas saiam seis meses antes do pleito”, disse Rodrigo, no vídeo postado no início da noite de hoje.

Rodrigo frisou que “estas eleições prometem”. Ele ainda disse que vai caminhar junto ao Coronel Menezes. Até o momento, Rodrigo não revelou para qual cargo deve concorrer, mas deixa claro que vai seguir o que Wilson Lima determinar e que está focado em ocupar um papel de protagonismo nessas eleições. “Estamos imbuídos no propósito da construção de um Progressistas forte, mas aliado a partidos como o União Brasil, o PMB, o Podemos e vários outros”.

Pelo menos sete gestores da Prefeitura de Manaus foram exonerados na sexta-feira (5) para concorrer nas eleições municipais deste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pela prefeitura. Conforme a nota, a nomeação dos substitutos deverá ser publicada na próxima semana.

O afastamento é chamado de desincompatibilização. A data-limite é calculada com base na data do 1º turno das eleições, que, neste ano, será no dia 6 de outubro. Os prazos variam conforme o cargo ou a função que a pré-candidata ou o pré-candidato ocupam como servidor público ou militar, e a vaga para a qual irá concorrer: prefeito, vice-prefeito ou vereador.

Confira a lista publicada na edição nº 5799, do Diário Oficial do Município (DOM):

Amauri Colares – Secretário Extraordinário;

Nonato Oliveira – Ouvidor-Geral do Município;

Israel Conte – Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom);

Júnior Nunes – Diretor-Geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi);

Eduardo Lucas – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc);

Radyr Junior – Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi);

Edson Leda – Vice-Presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).