Manaus (AM) – A Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus, realizou, na tarde desta terça-feira (9), uma ação educativa com representantes de hospitais da rede privada da capital amazonense. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o processo de licenciamento, além de estimular as boas práticas sanitárias nas rotinas de trabalho.
Na abertura da programação, o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, reforçou que a equipe do órgão tem feito um grande esforço nos últimos anos para desfazer a imagem da Vigilância municipal como um órgão unicamente punitivo.
“Sem deixar de lado as fiscalizações, a Visa também desenvolve um importante trabalho de orientação junto ao setor regulado, cuidando para que a atividade econômica da cidade se desenvolva sem descuidar da proteção à saúde e bem-estar da população”, completou Ewerton.
A ação de hoje foi organizada pela Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) da Visa Manaus, e foi dividida em duas partes. Na primeira, foram abordados os problemas cadastrais que impedem a emissão de licença sanitária para os estabelecimentos hospitalares.
“Temos duas dificuldades mais comuns: os responsáveis pelo estabelecimento preenchem de forma errada ou desatualizada os dados no cadastro do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), ou então apresentam a documentação de forma incompleta. Fizemos várias orientações hoje para tentar diminuir a incidência desses problemas”, explica Tânia Muniz, gerente da Gevser.
A segunda parte tratou das infrações sanitárias que também podem impedir o licenciamento, destacando as orientações sobre as boas práticas sanitárias para o segmento de hospitais. A necessidade de os estabelecimentos realizarem a autoavaliação das suas instalações e equipamentos, utilizando como guia o Roteiro Objetivo de Inspeção elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa), foi ressaltada.
“Dessa forma, os hospitais podem monitorar suas condições sanitárias e se manter em conformidade com as boas práticas, garantindo que poucas ocorrências sejam encontradas nas inspeções realizadas pelos fiscais da Visa Manaus”, acrescenta a gerente.
Para o gerente de regulação Ítalo Costa, 35 anos, a atividade foi uma oportunidade para atualizar conhecimentos.
“Eu achei muito importante essa ação, como forma de atualizar o setor regulado quanto às suas obrigações. Nós pudemos tirar dúvidas, aprender sobre como aperfeiçoar o monitoramento, enfim, renovar nossos conhecimentos, o que certamente vai contribuir para que possamos oferecer mais saúde e segurança aos pacientes”, avalia.
A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
*Com informações da assessoria