Manaus (AM) – Jaques Rodrigues Mendonça, 59, foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (27), na zona leste da capital amazonense. O assassinato aconteceu após uma mulher denunciar o homem para traficantes de uma facção criminosa que atua na área.
Conforme apurou o Diário Manauara, o crime ocorreu na rua Jesus Me Deu, comunidade Nova Vitória, bairro Gilberto Mestrinho. Ao menos dez homens, apontados como integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), invadiram um imóvel simples de alvenaria e renderam os moradores.
Durante a ação criminosa, a mulher de Jaques foi amarrada e ele amordaçado. De cueca, Jaques foi colocado sentado em uma cadeira de plástico e, depois de interrogado por suspeita de brechar a denunciante, foi alvejado com dois disparos à queima-roupa. Um tiro atingiu a cabeça e outro o tórax da vítima.
Após o assassinato, os criminosos fugiram do local. A esposa da vítima não foi ferida e permaneceu no imóvel até a chegada da polícia. A suposta mulher, que teria se queixado para os traficantes que determinaram a execução de Jaques, não foi encontrada.
Vizinhos foram questionados sobre o crime, mas preferiram manter a lei do silêncio por medo de represálias. A região concentra várias inscrições “CV” nos muros e postes, e fazem parte da realidade do dia a dia na comunidade.
Depois do trabalho dos peritos criminais, o corpo da vítima foi removido por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML), para ser necropsiado. O assassinato será investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS).