Manaus (AM) – Erlan da Silva Monteiro, 23, foi executado com vários tiros na noite deste sábado (16), dentro do próprio carro na avenida Margarita, comunidade Raio do Sol, bairro Nova Cidade, zona norte da capital amazonense. O crime possui carcterísticas de acerto de contas do tráfico de drogas.
Segundo informações de testemunhas, o crime ocorreu quando Erlan estava trafegando pela rotatória em seu carro Voyage, de cor vermelha e placa NOY-6G44. Dois homens em uma motocicleta emparelharam e, em seguida, o passageiro fez vários disparos à queima-roupa.
Após o crime, a dupla fugiu sentido ignorado e o local foi isolado pela 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). A esposa compareceu na cena do crime em desespero e fez o reconhecimento do corpo. A vítima havia saído de uma oficina e morava rua Atalaia da Turquia, no bairro Nova Cidade.
Conforme apurou o Diário Manauara, Erlan conseguiu fugir de um cerco policial no dia 11 de março de 2022. Equipe da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) recebeu denúncia sobre venda de drogas na rua Harmonia, no conjunto Oswaldo Fronta, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
Na ocasião, Soliene de Azevedo Pereira, 19, e João Vitor da Silva Guimarães 22, foram presos com pistolas, munições, balança de precisão, dez trouxinhas de oxi, cinco de cocaína e duas porções médias de oxi, além de rádios comunicadores. No celular da companheira de Erlan, foram encontrados fotos sensuais dela exibindo armas de fogo.
Processos judiciais
Erlan estava com dois mandados por tráfico de drogas e ja havia sido condenado pela Vara de Execucao Penal de Manaus do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Procedimentos
Durante a verificação no interior do veículo, foi encontrado uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em posse da vítima em nome de William Carlos Gemaque da Silva. À polícia, o habilitado disse não possuir nenhuma relação com Erlan e que havia perdido o documento. Ele foi orientado a comparecer na delegacia para resgastar a CNH.
Já o veículo utlizado para transporte de aplicativos está registrado em nome de Florisberto. A polícia informou que o automóvel não tinha restrição de roubo ou furto e foi removido para o pátio da Delegacia Especializada de Homcídios e Sequestros (DEHS).
O corpo de Erlan foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) depois do trabalho da perícia criminal. A DEHS vai investigar o assassinato relacionado por possível dídidas da vítima com o tráfico de drogas.
Mais ataque a tiros
Minutos depois de William Carlos Gemaque ser executado, ocupantes de um carro promoveram um intenso tiroteio nas proximidades de um campo de futebol, na comunidade Raio do Sol. Equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para o local.
Informações preliminares são que três pessoas, sendo dois irmãos evangélicos e outro identificado como Lisandro foram baleados no tiroteio. As vítimas foram socorridas pelo Samu e levadas para o hospital. O alvo dos pistoleiros no segundo ataque seria membro de uma facção criminosa, que conseguiu escapar.
Saturação
Após o tiroteio na comunidade, a Polícia Militar intesificou abordagens. Até atualização da reportagem nenhum suspeito foi preso. A ocorrência mobilizou equipes da Força Tática, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Batalhão Norte e 15ª Cicom.