×

Educação

Multiplicadores do projeto ‘Profuturo Aula Digital’ começam formação

O projeto envolve tecnologia voltada para a educação. (Foto: Cleomir Santos/ Semed)

As formações do projeto ‘ProFuturo Aula Digital’ tiveram início nesta semana e seguem até esta sexta-feira (12), na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), com os primeiros multiplicadores. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Telefônica e Fundação Vitória Amazônica (FVA). O público desse primeiro contato são os assessores tecnológicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs), a equipe de formadores do GTE e formadores que estarão a serviço da FVA para acompanhar as escolas na utilização dos kits tecnológicos.
Os trabalhos tiveram início com a formadora do Profuturo, Valéria Cruz Gomes, da Espanha. Ela explicou sua função nessa introdução ao trabalho. “Meu papel é fazer a formação inicial com os orientadores que serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos da plataforma, o equipamento tecnológico da formação e de conteúdos que são os quatro pilares do projeto. Sem um desses elementos, o projeto não funciona. Eles precisam estar sempre integrados”, disse.

O projeto envolve tecnologia voltada para a educação. Nesse processo, a GTE tem um papel muito importante na realização do Profuturo. É o que ressalta a gerente Aldemira Câmara. Ela também explicou sobre quais serão os próximos passos da formação. “A equipe, como um todo, está tendo formação para conhecer a proposta e os recursos que estão vindo. Semana que vem teremos formação para os professores. Na outra semana teremos formação para os gestores e a temática é gestão inovadora dessas 140 escolas. A partir de julho, os kits chegam, aí teremos uma nova formação voltada para os kits”.

Um dos formadores selecionados pela FVA, Sebastian Roa, conta qual será o papel deles na implantação e no diagnóstico de como as tecnologias estão sendo empregadas nas escolas. “Nós vamos ser os responsáveis por fazer com que o professor de sala de aula possa utilizar essas tecnologias de informação e comunicação, que é o kit tecnológico da Telefônica, da melhor forma. Temos que facilitar esse manuseio do material junto ao professor”, finalizou.

Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page